O mercado de cursos online tem crescido muito nos últimos anos, de acordo com a revista Forbes, o mercado de cursos EAD atingiu 57 bilhões de dólares em 2014 e estima-se que a indústria de cursos online terá atingido 200 bilhões até o final de 2016.

Mas o que é preciso para fazer parte desse mercado tão lucrativo? Para fazer cursos online e vendê-los a primeira pergunta que o seu empreendimento precisa responder é “Por que as pessoas compram cursos online?” A resposta mais simples é porque elas tem um problema e precisam resolvê-lo, por exemplo, a pessoa precisa aprender algo específico sobre um software, então ela vai procurar um curso online que a ensine fazê-lo.

É claro que existem vários videos e tutoriais pela internet, mas você há de convir comigo que é muito mais fácil comprar um curso online, onde você já sabe que terá informações corretas sobre o que precisa e, é aí que seu negócio entra para satisfazer essa necessidade. Porém para que você tenha sucesso nessa empreitada, é necessário que seu negócio se atente a algumas coisas, por isso vamos te dar algumas dicas sobre como vender cursos online e fazer sua empresa expandir mais facilmente.

1. Encontre seu lugar no mercado

Para ter o seu espaço no mercado de cursos EAD é importante que você estabeleça seu nicho de mercado, na maioria das vezes é melhor que você trabalhe com apenas um único assunto ao invés de tentar abranger assuntos variados, os quais você não tem pleno conhecimento. Sabe aquele assunto que você domina muito e gosta de falar o tempo todo sobre ele? Então, esse assunto pode ser uma grande oportunidade para sua entrda no mundo dos cursos online e se tornar o nicho de mercado ideal para o seu empreendimento, quanto mais você conhece sobre o assunto do seu curso mais você conseguirá vendê-lo. Nesse caso a qualidade vem antes da quantidade.

2. Planejamento é tudo! 

Depois que você já estabeleceu o nicho de mercado que irá trabalhar, é importante que invista bastante tempo em planejar o seu curso online. Defina objetivos, metas e estratégias, desde como irá passar o seu conteúdo para os alunos à como serão vendidos seus cursos, tente responder essas perguntas: Qual a duração do meu curso? Qual o meu público alvo e o que ele pode esperar do meu curso? Qual plataforma irei utilizar para vender meu curso? Como vou divulgá-lo? Quais as formas de pagamento e qual plataforma posso utilizar pra isso? Para te ajudar iremos responder algumas dessas perguntas nos próximos parágrafos.

3. O melhor modelo de vendas para o meu negócio

Existem várias opções para vender seus cursos online, você pode vender desde uma aula avulsa  à um curso sequencial com várias matérias ou até mesmo disponibilizar vários cursos diferentes por um valor fixo mensal. Vamos falar um pouquinho de alguns desses modelos abaixo.

4. Venda de aulas avulsas

Esse modelo de vendas é ideal para aquele público com necessidades bem específicas, que apenas uma aula ou video avulso já atende as mesmas, não tendo necessidade que ele adquira um curso inteiro com vários videos de uma vez, é um jeito bem fácil para ter acesso a um conteúdo exclusivo.

5. Venda de curso, módulo ou pacote

Esse modelo é indicado para aquele público que consome apenas uma pequena quantidade de conteúdos, nele o seu aluno tem acesso a apenas uma quantidade limitada de curso ou conteúdo, geralmente voltado a um mesmo assunto específico, por exemplo um curso básico de fotografia, moda, design que só aborda os princípios daquela área de conhecimento ou mesmo algum curso voltado para conhecer determinado software e suas principais funcionalidades.

6. Invista na qualidade dos seus conteúdos

Mais que selecionar muito bem os conteúdos e profissionais que irão participar do seu curso, invista na qualidade da imagem e som do seu vídeo, é importante que seus conteúdos tenham o máximo de qualidade possível, se você não tem o conhecimento necessário para essa produção contrate alguém que seja especialista no assunto e, caso seu budget permita contrate uma produtora que já tem todo o equipamento e equipe necessária para produção de conteúdo com qualidade.

7. Tenha um site eficiente para suas vendas

Além do marketing em redes sociais e afins, tenha um site bem elaborado para suas vendas, para isso é importante se atentar para a responsividade, a facilidade em edição e otimização. Um site responsivo é aquele que seu cliente consegue acessar nos mais variados dispositivos smartphones, tablets ou notebooks de forma fácil e rápida, invista em um portal que possibilite essa facilidade aos seus usuários tornando seu negócio mais atrativo ao seu futuro aluno. Também é importante que seu portal seja fácil de editar e gerenciar, assim você conseguirá incluir e editar seus conteúdos de maneira muito mais rápida e descomplicada. Por último e não menos importante: seu site precisa ser otimizado para a busca no Google! Seu futuro aluno precisa encontrar seu site facilmente quando buscar  no Google, invista bastante na otimização, pois assim irá atingir um maior número de pessoas para o seu site.

8. Escolha bem o seu sistema de pagamento online

Na hora de fechar um curso online ou qualquer outra compra, as pessoas precisam fazer isso de forma rápida e segura. Seu cliente precisa se sentir seguro e confiante, afinal ninguém quer fornecer seus dados bancários a qualquer um. O sistema escolhido também precisa ser rápido, seu aluno deve conseguir comprar o curso com apenas alguns cliques e um cadastro simplificado. A Maestrus possui um sistema de pagamento integrado com os maiores gateways de pagamento brasileiros PagSeguro, Hotmart, Eduzz e Monetizze, facilitando tanto para o seu cliente quanto para você.

9. Divulgue!

Lembre-se sempre do seu público alvo e faça anúncios, promoções e propagandas onde você sabe que com certeza ele será alcançado! Use diversos meios para isso, mas o importante é que você atinja o público que pretende atingir, uma campanha de marketing mal feita pode atrair o público errado ao seu negócio e te levar a fracassar, portanto analise bem quem você pretende alcançar e invista no seu marketing que seu sucesso será mais garantido.

10. Escolha a Maestrus para colocar seus cursos!

Escolha uma plataforma que te dará todo o suporte para colocar seu curso online para funcionar, desde a forma de pagamento até o planejamento de suas aulas. A Maestrus faz isso rapidinho para você, em poucos dias você terá uma plataforma extremamente eficiente, prática e funcional para vender seus cursos.

Na Maestrus você cria cursos ilimitados, divide módulos, cria certificados administra suas matrículas, cria páginas e menus personalizados e consegue gerenciar e modificar os seus pagamentos de maneira rápida e fácil. Conheça mais funcionalidades da nossa plataforma e fique atento aos nossos próximos conteúdos!

Coloque seu e-mail para conhecer melhor nossos planos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as informações sobre a Maestrus!