Como vender cursos online

19 julho 20200 Comentários

O sonho de todo professor e produtor de conteúdo é se tornar um campeão de vendas e autoridade na sua área! Porém, por melhor que seja seu curso e por mais que você use a mais completa plataforma de cursos online, se não tiver uma estratégia de marketing adequada e se não souber vender seu conteúdo, de nada vai adiantar.

Para isso, é preciso utilizar técnicas e estratégias de marketing e vendas e ter um bom planejamento para que seu projeto saia do papel, alavanque suas vendas e um negócio de sucesso que seja lucrativo. No artigo de hoje trazemos algumas dicas e técnicas simples que qualquer um pode utilizar para vender seus cursos online:

Segmente o seu público-alvo e fique de olho nele!

Para planejar uma estratégia de vendas e marketing eficiente, você precisa saber exatamente qual o seu público-alvo, para quem quer vender os seus cursos e quem deseja alcançar com a sua estratégia.

O que é mais indicado nesse caso é criar uma persona e se fazer algumas perguntas antes de iniciar o seu negócio, como “Para quem eu pretendo vender? “, “Qual a faixa etária dessa pessoa?”, “Que tipo de profissão ele(a) exerce?” e, assim por diante.

Coloque tudo isso num documento e sempre que precisar retorne e atualize esse documento, com novas personas ou com características que observou no público que está efetivamente comprando o seu curso. Isso é importante para te guiar em suas outras estratégias e para que foque sempre em quem é o seu cliente ou quem quer de fato alcançar.

Monte sua lista de e-mails, trabalhe com captura

O endereço de e-mail, hoje em dia, é o equivalente ao número de telefone do seu cliente, é aquilo que irá te conectar a ele de forma mais fácil. Mas, assim como o telefone, não é todo mundo que está disposto a distribuir o seu e-mail por aí, para “qualquer um”.

Com o e-mail do nosso cliente, podemos criar um relacionamento com ele, assim como mostrar para ele a importância do produto/ serviço que oferecemos, através de conteúdos que engajam. A estratégia aqui é utilizar técnicas em que o seu cliente confie em você para utilizar o e-mail de forma sábia! Algumas formas de fazer isso:

  • Deixe claro o que o seu cliente irá ganhar com preenchimento das informações dele
  • Ofereça conteúdos aos seus clientes em troca das informações dele, como ebooks, infográficos, kits, planilhas e informações relevantes para o aprendizado dele.
  • Crie um formulário simples e não peça informações sigilosas, como RG, CPF e afins.
  • Se comprometa em não encher a caixa de entrada do seu cliente com spams e informações irrelevantes, e leve isso MUITO a sério!
  • Utilize Landing Pages que convertem seus possíveis clientes em alunos.
  • Invista em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo

Na era digital, com tantos produtos, serviços e oportunidades online, é impossível se destacar na multidão sem pensar em Marketing! Por isso. nunca se falou tanto em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo quanto nos últimos 2/3 anos.

Então leia, veja vídeos, estude e aprenda o máximo que puder sobre Marketing Digital, isso certamente irá te ajudar a ver o seu negócio de forma mais inovadora e te deixará a frente da concorrência. Além de ser algo imprescindível para você alavancar as vendas do seu curso.

Para você é muito complicado ou não tem tempo de aprender sobre isso? Invista em uma consultoria ou contrate um profissional que tenha os skills necessários para te ajudar a criar uma estratégia voltada para o Marketing Digital.

Construa sua marca e seja autoridade no assunto

Já fizemos um artigo especificamente sobre branding e identidade de marca aqui. Mas vale lembrar que é extremamente importante que você tenha uma marca bem estabelecida e que o seu público te veja como referência no assunto que quer tratar nos seus cursos.

Construa uma marca com a qual o seu aluno irá se identificar e que tenha a ver com os conteúdos que deseja transmitir aos seus clientes. Isso denota profissionalismo e te dá mais autoridade no mundo online.

Monte um funil de vendas

O funil de vendas é a jornada que o seu cliente irá traçar, desde o primeiro contato com o seu negócio, quando ele é apenas um visitante do seu site, até ele se tornar um cliente.

E como podemos criar esse funil de vendas? Sugiro que antes de mais nada, pesquise um pouco mais sobre o assunto em blogs que são referência na área. Mas basicamente, você precisa identificar quais etapas que seu visitante irá passar para que ele entenda o seu produto/ serviço, veja a utilidade real para a vida dele e sinta a necessidade de aderir a sua ideia.

  • Visitante, é aquela pessoa que acabou de conhecer o seu negócio e está navegando pelo seu site,
  • Lead é aquela pessoa que demonstra um interesse e interage com o seu conteúdo
  • Oportunidades quando o Lead teve bastante interação com o seu site e tem bastante conhecimento do seu serviço ou produto, a equipe de marketing identifica ele como um Lead pronto para a compra, ou uma oportunidade de negócio.
  • Cliente quando essa oportunidade de negócio se concretiza, então, de fato ele vira um cliente e, a partir daqui, essa pessoa passa a ter outra interação com sua empresa.

Trabalhe o senso de urgência no seu aluno

Em Marketing trabalhamos muito com algo chamado senso de urgência, nada mais é que um gatilho para gerar no cliente a sensação de necessidade iminente pelo seu produto ou serviço.

E como fazer isso? Ao contrário do que pode parecer, gerar um senso de urgência no seu possível cliente, nada tem a ver com algo falso ou uma técnica “apenas para vender” o seu produto, mas consiste em ressaltar os pontos positivos do seu curso e qual a utilidade real dele para a vida do seu aluno, o que isso irá mudar na vida dele?

A partir disso, utilizamos argumentos de que o quanto antes ele adquirir esse serviço ou produto, melhor será para a vida dele ou, em se tratando do mundo de cursos, o quanto antes ele adquirir esse aprendizado melhor será a vida pessoal/profissional dele.

Tire as dúvidas do seu cliente antes da venda

Acredite, um cliente bem informado é um cliente que verá mais facilmente a proposta de valor do seu negócio e, assim, ele se torna um cliente fiel. Quando se trata de educar e tirar dúvidas do seu cliente, nunca é demais!

Se coloque à disposição do seu possível aluno desde o primeiro contato com o seu site, deixe informações relevantes sobre o conteúdo do curso e as condições bem claras logo de início, além disso tenha canais de comunicação onde o seu aluno possa perguntar sempre que necessário.

Use também um blog ou um ‘Ajuda’ (FAQ) e alimente com respostas às possíveis perguntas dos seus clientes, se antevenha às dúvidas deles, criando assim uma confiança dele no seu curso e no seu negócio como um todo.

Utilize vídeos o máximo que puder

O mundo de vídeos hoje é o mercado que mais cresce no mundo, as pessoas sempre que precisam de ajuda ou saber algo que não tenham conhecimento, recorrem a tutoriais ou vídeos curtos e explicativos na internet.

Todas as áreas de uma empresa podem e devem usar vídeos para comunicar com seus clientes, transmitir conhecimentos relevantes para complementar a educação dele ou mesmo fazer demonstrações de um produto ou serviço.

Portanto, invista em vídeos tanto para o seu site quanto em vídeo-aulas, mas você pode também explorar formatos como Webinars, Lives e Conferências Online. Isso te ajuda tanto a educar o seu aluno, como também a trazer novos alunos para o seu curso.

Não perca seu cliente, crie um relacionamento com ele

Leva muito mais tempo para ganharmos um cliente que para perdê-lo, além disso, o custo de adquirir um novo cliente é bem mais alto que um cliente que já vê valor no seu serviço e é fiel a você.

Mantenha um relacionamento verdadeiro e forte com o seu cliente, pois isso irá te ajudar não só a mantê-lo fiel ao seu negócio e também trará novos clientes através dele.

Um cliente satisfeito é o seu melhor e maior vendedor! Aqui vale lembrar, que eles também são a principal métrica para saber se o seu curso é relevante e bom para o mercado, não apenas para um pequeno grupo de pessoas.

Portanto, coloque sempre o seu cliente em primeiro lugar! Pegue feedbacks, ouça suas opiniões e aprenda com isso a melhorar a qualidade das suas aulas e cursos como um todo.

Quer saber mais sobre esse tipo de conteúdo?

Confira na prática! 6 passos para vender seus cursos online

Artigos Relacionados

O poder do áudio no Marketing Digital

O poder do áudio no Marketing Digital

Existe uma razão para o poder do áudio no marketing digital estar se expandindo. As pessoas estão sem tempo, e isso está abrindo uma brecha no marketing para o poder do áudio. Podcast, palestras, uma simples gravação de áudio pode facilitar acesso ao seu conteúdo mais...

EAD, mercado que surpreende

EAD, mercado que surpreende

Sabe aqueles cursos por correspondência antigos, que talvez sua avó já tenha feito?Pois é! Podemos dizer que esse formato foi como o pioneiro do EAD no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez uma pesquisa onde sugere que até mesmo antes de 1900 no Rio...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato