Facebook Ads ou Google Ads – qual é o melhor investimento para cursos online?

01 janeiro 20190 Comentários

Não é que eu sou tão esperto, é que apenas eu fico com os problemas por mais tempo. (Albert Einstein)

Ao que, essa frase do nosso gênio te remete?

Para mim, ela fala sobre avaliar bem os prós e contras em nosso vida, seja no âmbito PESSOAL ou no PROFISSIONAL, o que nos trás a um tópico que é questão de muitos, qual será o melhor a se investir na hora de se ter o retorno que esperado?

Não há dúvidas de que investir em mídia online é uma excelente ESTRATÉGIA para acelerar os resultados de marketing digital, voltado ao foco que você deseja, por exemplo; cursos online. Por este motivo, muitos empreendedores buscam cada vez mais os anúncios digitais para POTENCIALIZAR os seus ganhos em um curto espaço de tempo.

Atualmente, existem muitas opções disponíveis no mercado e a grande questão é qual escolher, Google Ads ou Facebook Ads?

O antigo “Adwords”, atualmente, apenas “Ads”, é uma solução de publicidade em que o Google possibilita anunciar nos links patrocinados, ou seja, fazer com que o site tenha destaque na primeira página do Google e acima dos RESULTADOS orgânicos. A cobrança da exibição dos anúncios só acontece quando um consumidor clica na publicidade. É o chamado CPC (Custo Por Clique).

Para definir se o anúncio será exibido e em qual posição, o Google realiza uma espécie de leilão. Porém, nem sempre a empresa que possui o maior lance ganha. Além do valor disponível para investir, a qualidade do anúncio é um dos fatores mais IMPORTANTES para a plataforma. Por isso, é fundamental investir em anúncios relevantes que contenham a palavra-chave buscada pelo público. A relevância do texto do anúncio deve ser congruente com a pesquisa do público.

Um lado bom em INVESTIR no Google Ads, é que grande parte do público que busca por um produto ou serviço no Google, já tem a intenção de analisar as opções disponíveis para a compra. Dessa forma, a empresa consegue aumentar consideravelmente as suas possibilidades de gerar negócios, pois atingirá leads que estão no momento certo de compra.

O que podemos considerar como uma das possíveis desvantagens do Google Ads, é o alto nível de CONCORRÊNCIA. Diariamente, milhões de pessoas utilizam o Google como fonte de pesquisa sobre várias informações. Por isso, cada vez mais empresas desejam estar em total destaque para alcançar o seu público.

Consequentemente, a concorrência aumenta de forma exponencial e para se destacar é necessário ter uma ESTRATÉGIA PODEROSA. Além disso, a ferramenta não permite a segmentação para todas as fases do funil.

Então, para ALCANÇAR diretamente os usuários que ainda não conhecem a marca, ou querem saber mais, é preciso ser multicanal, e isso trás a necessidade de não centralizar todo o investimento somente no Google Ads.

Quando for PLANEJAR suas ações de marketing digital, não deixe de considerar outras soluções de Ads, como a rede de display e o YouTube Ads, por exemplo, que permitem atuar de forma estratégica nos vários pontos de contato que seu público está, chegando assim, a vários usuários em diferentes fases.

Fazer, todos os dias, as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é a maior prova de insanidade.”

(Albert Einstein)

Olha o gênio nos falando o que todos deveríamos saber…

Repetir uma ESTRATÉGIA, mesmo sabendo que difere do resultado que você almeja, não é inteligente. E aqui, completamos a informação sobre qual melhor caminho a seguir para alcançar sua meta.

Estamos trazendo um debate que sempre deixa em dúvida quem deseja investir em Marketing Digital. Como sabemos, o MERCADO ONLINE, está continuamente em franca expansão, e que hoje, temos formas de divulgar nossos produtos com um alcance e qualidade extraordinários usando a internet.

E quando falamos do Facebook Ads?

Todo o conteúdo é cada vez mais intenso dentro do Facebook e para trazer uma melhor experiência ao usuário, a rede criou um algoritmo. Esse robô chamado EDGERANK é responsável por filtrar as publicações que devem ser exibidas em todos os feed de notícias, baseado diretamente em interações com amigos e marcas.

Assim, o alcance orgânico das empresas foi acometido de uma grande queda, ou seja, para alcançar pessoas com as publicações de forma gratuita, exige muito mais conhecimento e não é tão facilmente feito. Mas de fato, para usufruir de RESULTADOS mais rápidos, é preciso investir na plataforma de publicidade: o Facebook Ads.

Uma das vantagens de se anunciar no Facebook Ads é a segmentação criteriosa e a possibilidade de ser bem ASSERTIVA. Lá, existem muitos recursos avançados que devem ser utilizados para aumentar o ROI (Retorno De Investimento) das campanhas. Há a possibilidade de subir com uma lista de e-mails, por exemplo, para que o Facebook encontre essas pessoas e exiba o ANÚNCIO apenas para elas.  

Também é possível criar anúncios para as pessoas que visitaram o site recentemente ou até mesmo para os CONSUMIDORES que fazem aniversário nos próximos dias. São bem amplas as opções.

Totalmente na contramão do que ocorre com o bom e velho marketing tradicional, no AMBIENTE ONLINE o custo das ações pode ser bem mais acessível. No caso do Facebook, é possível criar anúncios investindo somente com R$ 5,00 por dia. Também dá para segmentar consumidores que ainda não estão na fase da decisão de compra.

Outra boa em investir nessa opção, é a OPORTUNIDADE que a empresa tem de gerar leads dentro do Facebook.

Com o formato “geração de cadastro” é possível disponibilizar um material rico (e-book, infográfico etc.) para as pessoas baixarem e enviarem os seus CONTATOS com apenas alguns cliques, sem precisarem sair da rede e ir para uma página de captura preencher um formulário enorme, o que às vezes, custa aquele lead que poderia por exemplo, se tornar um aluno em POTENCIAL, mas por ter tantas camadas serem alcançadas, pode vir a desistir.

Um dos principais erros de quem investe muito no Facebook Ads, é focar apenas na rede social e abandonar os canais da marca. O site, é um exemplo de um ativo IMPORTANTE que precisa ser bem cuidado e minuciosamente monitorado com frequência. Mais importante do que ter audiência no Facebook, é direcioná-la para a “casa própria”.

Então, melhor é escolher formatos de anúncios que gerem TRÁFEGO para o site e não apenas curtidas para a página. Contudo, deve-se lembrar, que o número de concorrência entre as marcas dentro da rede é cada vez maior. E no Facebook Ads não dá para mostrar os anúncios de acordo com as palavras-chave digitadas pelo usuário, o que, impossibilita IDENTIFICAR o interesse do público.

Então, caro amigo, para captar a atenção do seu público é necessário ter ainda mais RELEVÂNCIA e uma SEGMENTAÇÃO bem atenciosa.
O fato é que ambas as possibilidades, Google Ads e Facebook Ads, são bem eficientes, mas agem em estágios diferentes da JORNADA DE COMPRA.

Portanto, o recomendado é unir as duas estratégias para garantir que o público seja ALCANÇADO em todas as fase que ele estiver, antes da tão desejada compra.

Ao planejar suas ações de marketing digital, não deixe de ponderar, junto a sua equipe, outras soluções de Ads.

OBSERVE e veja todas as possibilidades como Facebook, o Google, e todas as opções dentro dele, como a rede de display e o YouTube Ads, por exemplo, que possibilita atuar de forma estratégica em todos os pontos de contato que o consumidor está, alcançando seu público em diferentes fases.

E aí, conseguiu ver qual se encaixa melhor ao seu modelo de negócio, ou será que não é bom avaliar e ter em mente que abranger sua rede de POSSIBILIDADES de retorno pode ser um bom investimento?

Artigos Relacionados

O poder do áudio no Marketing Digital

O poder do áudio no Marketing Digital

Existe uma razão para o poder do áudio no marketing digital estar se expandindo. As pessoas estão sem tempo, e isso está abrindo uma brecha no marketing para o poder do áudio. Podcast, palestras, uma simples gravação de áudio pode facilitar acesso ao seu conteúdo mais...

EAD, mercado que surpreende

EAD, mercado que surpreende

Sabe aqueles cursos por correspondência antigos, que talvez sua avó já tenha feito?Pois é! Podemos dizer que esse formato foi como o pioneiro do EAD no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez uma pesquisa onde sugere que até mesmo antes de 1900 no Rio...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato