Suporte Pedagógico no EAD – Faça dele seu aliado

15 julho 20210 Comentários

No processo de ensino aprendizagem o diálogo entre professor e aluno é fundamental, mas isso, já sabemos. E como oferecer um suporte pedagógico online eficiente?

A grande questão é: Como dar apoio ao aluno de forma online e que todas as informações fiquem armazenadas e organizadas?

As tecnologias na educação estão cada vez mais disruptivas. Inovações no formato das aulas, na forma de passar o conteúdo para os alunos.

Mas e o feedback, como fazer?

O Suporte pedagógico online é o meio de receber reclamações, dúvidas, orientações, questões a serem analisadas e sugestões. Ele tenta resolver e fornecer soluções com agilidade e trabalhar nas dúvidas dos alunos.

“Um aluno do ensino a distância não precisa estar cinco dias por semana, nem permanecer nesse espaço durante um tempo pré-estalecido. Desse modo, ele pode administrar, de acordo com seu ritmo, os seus horários e espaços ao longo do curso” (SOUSA, 2011).

Antes de aprofundarmos no suporte online, precisamos transcorrer sobre:

3 Protagonistas no Ead

Aluno

Para ele, a flexibilidade de poder conciliar os estudos com as outras atividades do dia a dia, como trabalho e outros. Isso não significa que ele terá uma educação despreparada.

Mas o aluno deverá criar rotinas e novos hábitos para os estudos, pois há prazos para entrega de atividades e provas.

Muitos estudantes chegam em uma plataforma ead são saber como entrar e fazer os primeiros acessos. Isso é um ponto em que as escolas devem estar preparadas para receber esses alunos.

Professor

Os professores precisam estar preparados para proporcionar aos alunos uma experiência de sala de aula, mas essa, totalmente diferente do modelo tradicional. Então, estar por dentro de novas tecnologias é extremamente necessário.

O que nos leva a perceber que no online é necessário uma boa “porção” de engajamento.

Não é fácil manter um aluno com os “olhos no computador ou celular”, por muitos minutos. A evasão escolar na EAD é um dos maiores desafios para uma Escola Online.

Tutor

É o elo entre professor e aluno. Em muitos casos, toda a responsabilidade do engajamento e motivação dos alunos está com o tutor.

Seu papel é auxiliar professores e alunos. O professor faz a explicação, mas quem puxa a discussão para o engajamento é o tutor. 

É importante ter uma comunicação efetiva com os alunos. Como é feito essa interação? 

Reunimos algumas ferramentas que podem ajudar a fazer um suporte pedagógico online com qualidade.

Sistema de Ticket

Nesse sistema, o aluno abre um chamado de atendimento, que é transformado em ticket dentro de uma plataforma que suporta esse tipo de atendimento.

Geralmente, aberto por um campo e formulário. Gera a demanda para o professor/tutor responsável pela turma ou curso.

Atendimento via Chat

O Chat é ferramenta que possibilita uma comunicação em tempo real com os alunos, desde que o dia e a hora seja acertada com todos, pois todos devem estar online.

É uma boa estratégia para tirar dúvidas na revisão de provas!

Grupos pelo Whatsapp

Poderá ser uma boa opção, se a quantidade de alunos forem menores. Porém, a organização das informações ficará confusa e a comunicação pode vir por água a baixo.

Um grupo para cada turma. Assim, a gestão será melhor e é importante pedir para que os alunos salvem o seu número, para que assim, a lista de transmissão seja possível.

Lembrar sempre aos alunos quais são os objetivos do grupo e estar atento a comunicação vinda dos alunos.

Resposta por Áudio

Uma característica marcante de um LMS (Learning Management System) é o sincronismo.

A plataforma Maestrus disponibiliza ao professor/tutor o envio de áudio como respostas aos alunos, o que facilita o ensino-aprendizado dos alunos e para uma gestão organizada do professor e tutor.

Suporte x Relacionamento com Cliente

É esperado que as dúvidas e problemas sejam resolvidos pelo suporte, porém, devemos lembrar que o relacionamento com o cliente deve estar em mente.

Esse estreitamento com o seu cliente/aluno precisa ser claro e agradável.

Quando o atendimento é eficiente, automaticamente, seu cliente irá ser promotor da sua marca e aquela velha indicação boca a boca, é bem vinda.

Saber receber feedbacks negativos é tão importante quanto ao positivo.

Receba e analise os pontos de melhoria que o seu negócio precisa. Se não puder atender de imediato, explique ao seu cliente e não faça promessas que não possa cumprir.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo!

E você, como faz o suporte pedagógico aos seus alunos do EAD?

Artigos Relacionados

EAD, mercado que surpreende

EAD, mercado que surpreende

Sabe aqueles cursos por correspondência antigos, que talvez sua avó já tenha feito?Pois é! Podemos dizer que esse formato foi como o pioneiro do EAD no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez uma pesquisa onde sugere que até mesmo antes de 1900 no Rio...

Comentários

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato