SEO para iniciantes no mercado EAD

18 julho 20170 Comentários

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias que utiliza a otimização de termos de busca em Marketing, ou seja, é o trabalho de utilizar técnicas para aumentar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca como google, bing, yahoo, etc, de forma orgânica e gratuita. É uma das técnicas de marketing digital mais utilizadas hoje em dia, pois pode ser feita de forma gratuita pelo profissional de Marketing ou Web designer da sua empresa.

O profissional que lida com SEO, normalmente é um profissional de marketing e ou o webdesigner, que entende dos algoritmos de busca para deixar sua presença online mais amigável para aparecer nas buscas.

Com o aumento do uso das redes sociais voltadas para negócios, hoje a busca por mais engajamento de público e por ser melhor ranqueado ou classificado nos mecanismos de busca, está cada vez mais em alta. No marketing digital temos muitas formas de melhorar o desempenho de determinada marca ou negócio tanto nas redes sociais quanto nas buscas em canais como o google.

É importante ressaltar que o SEO por si só não garante um bom posicionamento nas buscas online, ele não “engana os buscadores”, mas ajuda a deixar o conteúdo que é relevante em uma posição melhor na busca que aparece para o usuário.

Para você que possui um negócio de cursos online, o método de SEO te ajuda a melhorar o ranqueamento do seu curso nos buscadores online, o que irá reduzir seus custos com anúncios e melhorar o posicionamento da sua marca online, te deixando assim, em vantagem em relação aos seus concorrentes.

Com o aumento da sua visibilidade nas buscas orgânicas faz com que você fique visível para mais pessoas, o que gera mais visitas ao seu site/curso, aumentando ainda mais o seu tráfego orgânico, ou seja, você só ganha com isso, além de economizar os gastos com anúncios.

Mas como fazer um SEO de forma eficiente e que traga o público correto ao seu negócio?

Aqui vão algumas dicas para você que está começando no negócio EAD e no SEO:

  • Conheça seu público – alvo

Trace um perfil do público que gostaria de atingir e o conheça muito bem, se você não sabe com quem deseja falar, então não saberá como se comunicar com essa pessoa, logo, sua campanha não a atingirá de forma eficiente.

Na estratégia do SEO não basta apenas colocar termos jogados em seu site na esperança de atingir o seu público. O seu público precisa ser atraído por conteúdo que realmente o fará ficar interessado em seu negócio. Tudo deve ser pensado e planejado a partir do seu público, que irá se identificar mais com o seu conteúdo se for realmente voltado e pensado para ele.

  • Analise a concorrência

Assim como para toda estratégia de marketing e negócios, é essencial analisar e estudar seu concorrente para se trabalhar com SEO, pois se você deseja atingir o mesmo público que o seu concorrente, através do conteúdo que ele coloca em seu site, poderá analisar se estivesse no lugar do seu público se esse conteúdo seria ou não relevante para ele. Analisar o seu concorrente, também te dá a possibilidade de saber se a estratégia funciona ou não e, como ela funciona pelo ponto de vista do público.

  • Pense em mobile (dispositivos móveis)

Boa parte da população já faz suas pesquisas de compras por dispositivos móveis, principalmente via smartphones, portanto você deve ter um site responsivo que funcione corretamente nesses dispositivos e que retorne as buscas da mesma forma que nos navegadores padrão.

  • Foque na experiência do usuário

Não adianta nada simplesmente só gerar conteúdo em cima dos termos de pesquisa mais utilizados, isso pode até atrair público para o seu negócio, porém ele não vai se prender a sua marca, ou seja, não será realmente eficiente o seu SEO.

Portanto é muito importante focar na experiencia desse cliente:  o que ele vai ver no seu site? O que chama mais atenção para que ele se torne seu cliente? O que é interessante que ele leia ou saiba para ser cliente do seu negócio?

Pontos que irão fazer o seu cliente ou futuro cliente entender a proposta do seu negócio e se encaixar de acordo com a sua proposta.

  • Aprenda a diagramar seu conteúdo

Mais que ter um conteúdo de qualidade, é importante organizar bem esse texto para que seja de fácil visualização, ou seja, um texto escaneável, onde o seu público consiga visualizar facilmente todas as informações e tópicos abordados no texto.

Algumas dicas de como fazer isso:

  • Use mais textos ao invés de imagens
  • Cuide para que o código do seu texto seja fácil, por exemplo: blog.maestrus/seo-para-ead
  • Usar títulos, parágrafos e descrições nas imagens
  • Utilizar subtítulos e marcadores para pontuar os pontos chave do seu texto
  • Fazer parágrafos curtos e objetivos
  • Linkar vídeos, textos e imagens internas ou externas

O google verifica o uso de links internos e externos para melhor ranquear o seu conteúdo, isso mostra que você tem embasamento para o que está falando e te dá mais autoridade no assunto, mas também te ajuda a ficar melhor classificado na busca.

  • Invista em Conteúdo de qualidade

Esqueça por um momento dos termos de pesquisa e foque num conteúdo de qualidade, que não só irá ter a atenção do seu público alvo quanto o fará voltar mais vezes para ler seu conteúdo e, assim, fidelizar seu cliente, depois de terminado seu conteúdo, então você pode revisar e incluir palavras chaves que te ajudem na otimização da sua página, mas priorize um conteúdo de qualidade, que com certeza irá atrair um público melhor para o seu negócio.

Essas foram apenas algumas dicas de SEO para você que está começando, se você já tem alguma experiência com Marketing digital e SEO, compartilhe com a gente e fique atento a mais conteúdos desse tipo em nosso blog!

 

Artigos Relacionados

O poder do áudio no Marketing Digital

O poder do áudio no Marketing Digital

Existe uma razão para o poder do áudio no marketing digital estar se expandindo. As pessoas estão sem tempo, e isso está abrindo uma brecha no marketing para o poder do áudio. Podcast, palestras, uma simples gravação de áudio pode facilitar acesso ao seu conteúdo mais...

EAD, mercado que surpreende

EAD, mercado que surpreende

Sabe aqueles cursos por correspondência antigos, que talvez sua avó já tenha feito?Pois é! Podemos dizer que esse formato foi como o pioneiro do EAD no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez uma pesquisa onde sugere que até mesmo antes de 1900 no Rio...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato