O que é e como funciona a EAD

03 março 20220 Comentários

Nos tempos atuais é quase impossível falar ou escrever sobre educação sem mencionar a EAD, a sigla para Educação a Distância.

E não é à toa que essa modalidade de aprendizagem conquista cada vez mais espaço e popularidade. 

Ela combina com o mundo digitalizado em que vivemos, facilita o acesso ao ensino e é muito democrática.

Saber exatamente o que é e como funciona a EAD é obrigatório nos dias de hoje, pois o futuro da educação com certeza está ligado a essa forma de ensino.

Siga acompanhando essa postagem e saiba o que é e como funciona a EAD.

Como funciona a EAD?

As aulas no sistema Educação a Distância são mediadas por tecnologias que tornam possível os professores e os alunos estarem em ambientes e tempos diferentes.

As videoaulas são gravadas, o que permite ao aluno assistir no lugar e no horário em que preferir.

Da mesma forma, os estudantes podem acessar outros materiais disponibilizados pelos professores no momento que for mais adequado.

Ou seja, a flexibilidade de tempo e espaço facilita muito a vida de quem quer estudar e não consegue se encaixar no ensino tradicional, com horários padrão e exigência de frequência presencial.

Saiba os motivos de a EAD ser inclusiva

Baseada no uso de tecnologias, a EAD tem a possibilidade de chegar a lugares remotos, ou seja, a educação de qualidade não fica restrita aos grandes centros urbanos e a quem mora nas cidades urbanizadas.

É também uma oportunidade para quem trabalha e não consegue frequentar cursos presenciais, em geral realizados em horários convencionais.

Nesses casos, o aluno pode assistir às aulas nos finais de semana ou em horários alternativos, por exemplo. 

A variedade dos cursos oferecidos atende aos diferentes tipos de aprendizagem e os alunos podem escolher o que mais combina com seu estilo.

A EAD facilita, por exemplo, o aprendizado de mães de crianças pequenas que têm dificuldade de sair de casa ou a de pessoas que possuem alguma deficiência que dificulta os deslocamentos.

Conheça os tipos de cursos a distância

Uma portaria recente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) regulamentou a oferta de pós-graduação stricto sensu a distância.

Isso significa que agora é possível obter o título de mestre ou doutor por meio de cursos EAD, uma novidade que os especialistas consideram importante para a democratização do ensino acadêmico.

Outros tipos de cursos já estão consolidados na modalidade EAD, inclusive as formações em diversos cursos superiores. 

Há uma grande variedade de faculdades a distância já reconhecidas pelo Ministério da Educação, muitas inclusive nos padrões das melhores universidades brasileiras.

Também é possível fazer cursos de especialização e de formação técnica a distância.

Instituições como o Senac e o Sebrae oferecerem variedade de opções aos interessados. 

Além disso, empreendedores que conhecem bem determinados assuntos cada vez investem mais em cursos estruturados com a ajuda de plataformas especializadas, como é o caso da Maestrus.

Clique aqui e saiba como funciona o Maestrus!

Conheça mais sobre os cursos livres

Muitas dessas ofertas de formação ou aperfeiçoamento disponíveis online estão enquadradas nos chamados cursos livres ou cursos de livre oferta, que incluem:

  1. capacitação profissional,
  2. atualização profissional de trabalhadores,
  3. cursos especiais e de qualificação.

São cursos, segundo Ministério da Educação, organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

São cursos que não possuem carga horária preestabelecida e são abertos à comunidade, além de serem bastante flexíveis em relação ao nível de escolaridade exigido dos alunos matriculados.

Há cursos livres para todos os gostos.

Desde os que possibilitam uma formação profissional e podem ajudar na busca por uma vaga no mercado de trabalho até os voltados a quem quer desenvolver uma habilidade, como tocar um instrumento musical.

E existem também ofertas para todos os bolsos: desde os cursos que exigem um investimento mais alto até os gratuitos.

Basta pesquisar e encontrar o que é mais adequado para cada situação.

Não há como negar que a EAD é um avanço para a educação no Brasil, apesar das polêmicas e das desconfianças que ainda marcam a modalidade. 

O crescimento e o reconhecimento desse tipo de ensino vai, aos poucos, diminuindo o preconceito e aumentando o reconhecimento do ensino a distância.

Veja aqui um resumo das vantagens da EAD:

  • Garantia de escolha sobre onde, como e em que horário estudar.
  • Uso inteligente da tecnologia
  • Metodologias inovadoras.
  • Acesso a uma grande variedade de cursos.
  • Possibilidades de inclusão de vários tipos de alunos.

Com todas essas informações, é fácil concluir que os cursos online são uma ótima oportunidade de empreendimento e possibilita conquistas, como ser dono do próprio tempo, investir em uma área que você goste e poder trabalhar pela internet, no lugar e nos horários de preferência.

Artigos Relacionados

Evasão em seus Cursos Presenciais?

Evasão em seus Cursos Presenciais?

A evasão em cursos presenciais é um desafio preocupante para profissionais da área de educação. Quando os alunos abandonam um curso antes de concluí-lo, isso pode acarretar uma série de consequências negativas, como perda de tempo e dinheiro para os estudantes, queda...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato