Nos tempos atuais é quase impossível falar ou escrever sobre educação sem mencionar a EAD, a sigla para Educação a Distância.
E não é à toa que essa modalidade de aprendizagem conquista cada vez mais espaço e popularidade.
Ela combina com o mundo digitalizado em que vivemos, facilita o acesso ao ensino e é muito democrática.
Saber exatamente o que é e como funciona a EAD é obrigatório nos dias de hoje, pois o futuro da educação com certeza está ligado a essa forma de ensino.
Siga acompanhando essa postagem e saiba o que é e como funciona a EAD.
O que você vai ler nesse conteúdo?
Como funciona a EAD?
As aulas no sistema Educação a Distância são mediadas por tecnologias que tornam possível os professores e os alunos estarem em ambientes e tempos diferentes.
As videoaulas são gravadas, o que permite ao aluno assistir no lugar e no horário em que preferir.
Da mesma forma, os estudantes podem acessar outros materiais disponibilizados pelos professores no momento que for mais adequado.
Ou seja, a flexibilidade de tempo e espaço facilita muito a vida de quem quer estudar e não consegue se encaixar no ensino tradicional, com horários padrão e exigência de frequência presencial.
Saiba os motivos de a EAD ser inclusiva
Baseada no uso de tecnologias, a EAD tem a possibilidade de chegar a lugares remotos, ou seja, a educação de qualidade não fica restrita aos grandes centros urbanos e a quem mora nas cidades urbanizadas.
É também uma oportunidade para quem trabalha e não consegue frequentar cursos presenciais, em geral realizados em horários convencionais.
Nesses casos, o aluno pode assistir às aulas nos finais de semana ou em horários alternativos, por exemplo.
A variedade dos cursos oferecidos atende aos diferentes tipos de aprendizagem e os alunos podem escolher o que mais combina com seu estilo.
A EAD facilita, por exemplo, o aprendizado de mães de crianças pequenas que têm dificuldade de sair de casa ou a de pessoas que possuem alguma deficiência que dificulta os deslocamentos.
Conheça os tipos de cursos a distância
Uma portaria recente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) regulamentou a oferta de pós-graduação stricto sensu a distância.
Isso significa que agora é possível obter o título de mestre ou doutor por meio de cursos EAD, uma novidade que os especialistas consideram importante para a democratização do ensino acadêmico.
Outros tipos de cursos já estão consolidados na modalidade EAD, inclusive as formações em diversos cursos superiores.
Há uma grande variedade de faculdades a distância já reconhecidas pelo Ministério da Educação, muitas inclusive nos padrões das melhores universidades brasileiras.
Também é possível fazer cursos de especialização e de formação técnica a distância.
Instituições como o Senac e o Sebrae oferecerem variedade de opções aos interessados.
Além disso, empreendedores que conhecem bem determinados assuntos cada vez investem mais em cursos estruturados com a ajuda de plataformas especializadas, como é o caso da Maestrus.
Clique aqui e saiba como funciona o Maestrus!
Conheça mais sobre os cursos livres
Muitas dessas ofertas de formação ou aperfeiçoamento disponíveis online estão enquadradas nos chamados cursos livres ou cursos de livre oferta, que incluem:
- capacitação profissional,
- atualização profissional de trabalhadores,
- cursos especiais e de qualificação.
São cursos, segundo Ministério da Educação, organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.
São cursos que não possuem carga horária preestabelecida e são abertos à comunidade, além de serem bastante flexíveis em relação ao nível de escolaridade exigido dos alunos matriculados.
Há cursos livres para todos os gostos.
Desde os que possibilitam uma formação profissional e podem ajudar na busca por uma vaga no mercado de trabalho até os voltados a quem quer desenvolver uma habilidade, como tocar um instrumento musical.
E existem também ofertas para todos os bolsos: desde os cursos que exigem um investimento mais alto até os gratuitos.
Basta pesquisar e encontrar o que é mais adequado para cada situação.
Não há como negar que a EAD é um avanço para a educação no Brasil, apesar das polêmicas e das desconfianças que ainda marcam a modalidade.
O crescimento e o reconhecimento desse tipo de ensino vai, aos poucos, diminuindo o preconceito e aumentando o reconhecimento do ensino a distância.
Veja aqui um resumo das vantagens da EAD:
- Garantia de escolha sobre onde, como e em que horário estudar.
- Uso inteligente da tecnologia
- Metodologias inovadoras.
- Acesso a uma grande variedade de cursos.
- Possibilidades de inclusão de vários tipos de alunos.
Com todas essas informações, é fácil concluir que os cursos online são uma ótima oportunidade de empreendimento e possibilita conquistas, como ser dono do próprio tempo, investir em uma área que você goste e poder trabalhar pela internet, no lugar e nos horários de preferência.