Tanto na nossa vida pessoal quanto nos nossos empreendimentos, temos a necessidade de estabelecer objetivos a alcançar, afinal sem um objetivo claro e definido não vamos a lugar algum.

Com a chegada de um novo ano essa necessidade fica ainda mais evidente e, normalmente, é nessa época do ano que as pessoas aproveitam para fazer suas listas de resoluções, promessas e traçar novos objetivos para o ano que está começando.

Apesar disso, é muito comum que ao final do ano, percebemos que não conseguimos cumprir nem metade das nossas listinhas e continuamos praticamente da mesma forma que começamos o ano, com um monte de projetos parados e sem objetivos claros.

Isso acontece principalmente porque temos uma dificuldade em nos focar nesses objetivos, mas também porque muitas vezes colocamos metas grandes demais para o nosso tempo/ capacidade ou então, nem consideramos as metas e só estabelecemos o objetivo final.

Aliás, essa é a grande questão para conseguir alcançar um objetivo, é extremamente importante colocarmos as nossas metas antes do objetivo final. Metas são aqueles pequenos passos que precisamos trilhar ou alcançar antes do nosso objetivo e, são muito importantes para que tenhamos a noção exata do que precisamos fazer para alcançar o mesmo.

Há inúmeras formas de você se organizar para estipular suas metas, enquanto pesquisava sobre o assunto, um método em particular me chamou a atenção, o método chama Meta SMART.

A meta SMART é uma forma muito simples de colocar tudo bonitinho no papel e conseguir se organizar e entender onde você quer chegar, além de estruturar suas metas de forma prática. 

Mas o que significa Meta SMART?

SMART é a abreviação dos 5 critérios necessários para você definir suas metas, vamos explicar direitinho logo abaixo.

S – Específica (specific)

Quanto mais específica sua meta for mais fácil será alcançá-la, mas como assim específica?

Coloque todos os detalhes que você precisa, por exemplo:

  • O que eu quero alcançar?
  • Quais os recursos necessários para alcançar isso (humanos ou financeiros)?
  • Quais alternativas tenho para realizá-la?  
  • Quais obstáculos posso encontrar para isso?

 

Tudo o que poderá ajudá-lo ou atrapalhar deve ser colocado, assim você terá a noção exata de tudo o que precisa fazer para que sua meta seja alcançada.

M – Mensurável (Mensurable)

Sua meta deve ser mensurável, ou seja, você deve estabelecer quanto tempo será necessário para você alcançá-la ou então quanto dinheiro precisará para que ela aconteça. Seja em termos de tempo, resultados ou financeiros, é importante que você tenha a dimensão correta do que irá lhe custar para alcançar sua meta.

A – Atingível (Attainable)

Estabeleça metas possíveis de ser alcançadas, não adianta nada você estabelecer algo inatingível na sua meta e depois ficar sentindo que fracassou no seu objetivo.

Seja realista consigo mesmo e estipule metas que estejam de acordo com suas condições físicas, mentais, financeiras ou de tempo. Aquilo que você está realmente disposto a fazer para que suas metas se concretizem.

Quantas horas semanais você poderá dedicar em prol da sua meta? Ou Quanto tempo de estudo você poderá dispor para que sua meta aconteça?

Tente pensar naquilo que realmente está ao seu alcance que certamente você terá sucesso ao cumprir suas metas.

R – Relevante (Relevant)

Muito alem de ter sua meta alinhada ao seu objetivo de vida, é que ela seja realmente relevante para você e para o mundo ao seu redor.

Portanto analise bem se sua meta condiz com o seu propósito de vida e se essa será realmente relevante para alcançar seu objetivo final. Caso contrário, não há problema algum em descartar uma ideia e começar a investir em outra.

T – Temporal (Time-related)

Sua meta precisa necessariamente ter um prazo para se cumprir, não adianta nada colocar uma meta realista, mas sem um prazo que condiz com isso. Por isso, estabeleça um prazo limite para concretizar sua meta, afinal é muito fácil procrastinar e acabar deixando de lado sua meta.

Também é importante observar se o prazo estabelecido não é muito curto, assim você não corre o risco de ficar com um tempo menor que o necessário para cumprir sua meta e acabar se estressando com isso.

Se você tem um curso online ou ainda pretende começar um, tente também criar metas e objetivos para o seu negócio e para alcançar seus alunos. Depois de ter suas metas estabelecidas e definidas de forma clara e objetiva, você terá muito mais animo para começar seus projetos desse ano, além de ter mais chances de alcançar seus objetivos.

Seja pelo método SMART ou qualquer outro método que utilizar, ou qualquer que seja sua meta para o próximo ano, acreditamos que se você tiver seus objetivos claros e suas metas estabelecidas, você terá muito mais sucesso, tanto pessoalmente quanto profissionalmente e, com certeza você se sentirá realizado quando olhar para trás e ver onde chegou após conseguir alcançar suas metas.

Coloque seu e-mail para conhecer melhor nossos planos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as informações sobre a Maestrus!