Muitas pessoas que estão iniciando o seu negócio EAD têm dúvidas sobre qual o melhor equipamento para gravar suas videoaulas, afinal há muitos questionamentos que envolvem essa escolha: “Qual equipamento comprar? ”, “Quanto investir? “, “Como usar melhor meu equipamento? ”. E outras mil perguntas, comuns de quem ainda não está habituado ao universo de vídeos.
Esse é um assunto bem extenso e não tão simples assim, já demos algumas dicas aqui, mas é difícil dizer exatamente qual câmera você deve comprar, já que isso depende do seu bolso e do propósito para o qual irá utilizar a câmera.
Então a primeira dica que daria para você que está procurando uma câmera para comprar, mas que não sabe muito sobre gravação de vídeos é:
O que você vai ler nesse conteúdo?
Compre uma câmera que caiba no seu bolso!
Ou seja, não invista muito dinheiro em algo que não necessariamente irá usar muito, a não ser que tenha outras ideias para fazer vídeos e monetizá-los, não compensa investir muitos recursos numa câmera de primeira linha.
Eu ainda diria que não adianta muito fazer um grande investimento num equipamento ultramoderno e caro, se você não souber tirar proveito desse equipamento e utilizar bem todos os seus recursos. Afinal, gravar vídeos requer um pouco de prática e técnica.
O que nos leva a segunda dica:
Aprenda a usar o seu equipamento para potencializar a qualidade dos seus vídeos.
Qualquer câmera é capaz de gravar bons vídeos, pois para fazer vídeos de qualidade, não basta apenas ter um equipamento top de linha, é também preciso ter um pouco de conhecimento e tomar alguns cuidados no momento da gravação.
Dito isso, antes de colocarmos aqui a lista de equipamentos que achamos ideais para gravar vídeos , aqui vão algumas dicas rápidas de coisas que você precisa observar antes de escolher uma câmera para gravar seus vídeos:
Facilidade de manuseio
O seu equipamento deve ser fácil de manusear, principalmente no que se refere à disposição dos botões, aqui vale a ressalva de que, na maioria das vezes, as câmeras que só tem botões touchscreen são mais complicadas de utilizar, pois toda vez que precisar alterar alguma configuração durante sua gravação, terá que entrar no menu para procurar a configuração e alterar, o que nas câmeras manuais são mais práticas, pois já tem um botão para cada configuração.
Capacidade de Gravação e duração da bateria
Nem toda câmera DSLR ou filmadora tem uma capacidade muito grande de tempo para gravação para vídeos, portanto preste bem a atenção na duração do tempo de gravação que sua câmera é capaz de fazer. Algumas ficam entre 10 – 15 minutos por vídeo, outras já gravam até 1h sem precisar recarregar a bateria e algumas nem possuem limitação.
Entrada para Microfone
Quando se trata de câmeras DSLR e filmadoras, o som captado diretamente da câmera com certeza não é o ideal, no geral o áudio fica com bastante ruído e com uma qualidade bem baixa. Portanto, é legal notar se a câmera possui entrada para microfone externo a câmera, pois isso facilita para captação do áudio.
Zoom
Algumas câmeras de lente fixa tem a possibilidade de zoom digital e ótico, enquanto que uma DSLR já depende mais da lente escolhida por você para fazer o zoom, seja qual for sua opção, caso queira ter múltiplas possibilidades de utilização da sua câmera, é interessante verificar se a câmera ou lente tem zoom embutido ou ótico.
Mas qual câmera eu compro?
Lembrando que o ideal é comprar algo que caiba no seu bolso, mas outra coisa importante de lembrar é que não existe uma câmera ou marca X que seja melhor, tudo vai depender do propósito para o qual irá utilizar a sua câmera e, mais importante: da sua capacidade pessoal de tirar maior proveito da câmera.
A Canon foi a primeira marca que, meio por acaso, “descobriu” o mercado de vídeos, e portanto, é uma das mais populares no mercado, porém hoje algumas marcas como Panasonic e Sony estão cada vez mais especializadas nesse mercado também, ganhando a preferência de muitos videommakers.
E se você já tem um smartphone bom para gravar vídeos, porque não utilizá-lo? Afinal quando estamos começando em algo, dificilmente temos um budget muito alto para investir antes mesmo de ter nosso público engajado, não é mesmo?!
Abaixo vamos listar alguns equipamentos que são uma boa pedida se você quer começar a gravar seus vídeos e vender aulas em um EAD.
Smartphones
Hoje em dia qualquer smartphone faz imagens muito boas, com qualidade de até 4k, além de ser prático, os smartphones de hoje produzem imagens muito boas, muitas vezes melhores que de câmeras robustas. Eu não recomendaria, porém, comprar um celular novo apenas para gravar vídeos, mas se você já possui um aparelho muito potente e quer utilizar para gravar seus vídeos, é uma boa economia para você.
Algumas das opções mais populares do mercado já trazem aplicativos muito bons para captação de vídeos, aqui vai nossa lista de smartphones muito bons para gravar vídeos:
IPhone 6s e 6s Plus
O Iphone sempre foi um smartphone bem avançado e inovador frente a sua concorrência, com uma câmera de 8 megapixels e capacidade de produzir vídeos e fotos em full HD, é uma ótima opção para quem tem o equipamento e pretende gravar vídeos. Além, de oferecer um dos melhores custo-benefício atualmente.
Sony Xperia Z5, Z5 Compact e Z5 Premium
Os Sony Xperia da linha Z5 são praticamente idênticos, assim como suas câmeras. Ambos têm uma câmera traseira de 23 MP, com abertura de f/2.0, além disso, a linha Z5 consegue gravar vídeos em 4K e HD, é um celular um pouco mais caro, mas vale a pena para gravar vídeos.
Samsung Galaxy S6, S6 Edge e S6 Edge+
A câmera dos Galaxys S6 tem uma resolução de 16MP, a câmera principal grava em até 4k com 30 quadros por segundo, ou seja, é muito boa quando se trata de gravação de vídeos.
Câmeras Compactas
A grande vantagem das câmeras compactas é que você não precisa se preocupar muito com as configurações da câmera, então se você não tem muito tempo para se dedicar a aprender usar a câmera e não tem muito conhecimento, a câmera compacta é a ideal para você, já que é bem fácil de usar, além de ter maior tempo de gravação e baterias mais duráveis.
Apesar disso, uma das desvantagens das câmeras compactas, é que normalmente a qualidade é um pouco inferior se comparadas as DSLR
Nikon Coolpix S9900
A coolpix faz fotos e vídeos em Full HD 1080 e o seu principal diferencial é o zoom ótico de 30X, além do wi-fi embutido que tem comunicação com smartphones Android. Essa câmera promete vídeos incríveis mesmo em baixa luminosidade. A bateria da Coolpix tem cerca de 1h de duração em modo vídeo e câmera de 16 MP.
Panasonic Lumix LX100
A Panasonic tem inovado bastante no mercado tanto de câmeras DSLR quanto das câmeras compactas, a Lumix é bem potente para uma câmera compacta, com 12.8MP e zoom de 13X, é uma câmera com uma abertura muito boa (f/1.7 – 2.8) e ISO com sensibilidade de 200 – 25600, melhor que muitas DSLR de entrada. A lumix ainda tem wi-fi e NFC integrado e faz vídeos Full HD com 60 fps, em formato AVCHD e 4k com taxa de 30 fps, em formato MP4.
Canon PowerShot SX530 HS
Com um zoom ótico de até 50X e uma lente entre 24-1200mm, a PowerShot é bem versátil e fácil de usar, com sensor de alta sensibilidade de 16 megapixels, que oferece um excelente desempenho com pouca luz e gravação de vídeos em FULL HD 1080p, a PowerShot ainda tem wi-fi embutido que permite transferência de arquivos com o sistema NFC.
DSLR
AS DSLR são aquelas câmeras bem robustas, popularmente conhecidas como “Profissionais”, mas que muitas vezes são consideradas câmeras de “entrada” pelos profissionais, de qualquer forma, são câmeras com muitos recursos e possibilidades para ser criativo e fazer trabalhos mais profissionais.
O principal contra de uma DSLR é que, as mais baratas delas, custam entre R$ 1500 a R$ 3000, além disso, é importante lembrar de que quando investimos em uma DSLR, também precisamos ter um tripé, bolsa para transporte, cartões de memória e uma boa lente, além, é claro de algum gravador para captação de áudio.
Canon – T3i e T5i
A Canon é a marca mais popular entre fotógrafos e videommakers atualmente e, também, faz muito sucesso com a nova geração de Youtubers. A T3i é o modelo um pouco mais antigo da marca, que já fazia vídeos e fotos muito bons, apesar disso o modelo mais novo, T5i, tem alguns recursos extras que deixam a usabilidade da câmera mais fácil, como o flip que vira 360°, gravação em Full HD e redução de ruído.
Nikon – Nikon D5100 e Nikon D5200
A Nikon também é muito popular entre fotógrafos, mas não muito popular entre videommakers, por oferecer menos recursos e pelo seu custo ser um pouco mais elevado em relação a câmeras no mesmo patamar. A principal diferença entre as duas câmeras, D5100 e D5200 é que a segunda possui um microfone de alta qualidade embutido e sistema wi-fi.
Panasonic – GH4
A Panasonic é uma marca que era de primeira linha na década de 90, depois sofreu uma queda no mercado de televisores e vídeo e agora está voltando com força no mercado de câmeras DSLR para gravação de vídeos e, após algumas tentativas, eles chegaram com a Panasonic GH4, uma câmera com resolução de 4k, com muitas opções para gravação de vídeos como entrada para microfone, o limite para gravação de vídeos é de 30 minutos e alguns modelos (americano), não tem limite de tempo de gravação. Além disso, a GH4 tem visor rotatório, boa qualidade de gravação em baixa luminosidade e wi-fi embutido, é a camera que possui um dos melhores custos benefício do mercado atualmente.
Sony –A7S e A7SII
A Sony entrou apenas recentemente no mercado de câmeras DSLR, mas apesar dessa entrada recente, as câmeras lançadas pela marca têm uma alta performance. São ideais para gravar em pouca luz e gravam vídeos de excelente qualidade, ainda contam com sensor full-frame e uma sensibilidade incrível.
A A7S II grava em 4k e diretamente no cartão de memória, possui wi-fi integrado, excelente desfoque do fundo, entrada para microfone, além de ser pequena e leve. O único contra das A7S é que elas são bem caras em comparação com outras disponíveis no mercado.
Filmadoras Camcoders
Antigamente existiam aquelas câmeras bem grandes e pesadas, que muitas pessoas compravam para uso doméstico, porém com o boom dos smartphones e câmeras compactas, elas perderam a força e foram substituídas rapidamente por câmeras mais simples e leves.
Apesar disso, mais recentemente as filmadoras mais compactas ou camcoders, voltaram a ativa e são bem legais para alguns usos, principalmente pela praticidade de usá-las e configura-las, além de serem ótimas quanto a duração de tempo de gravação sem que a bateria acabe e, também, costumam ser mais baratas para quem quer fazer só vídeos.
Panasonic – HC-VX981K 4K
Como já disse antes, a Panasonic voltou com bastante força no mercado de câmeras de vídeo, a HC VX981K, grava tanto em Full HD quanto em 4K, tem estabilização ótica e digital, wi-fi e entrada de microfone, além disso essa câmera ainda conta com Zoom de 20X.
Sony – FDR-AX33 4
Diferente da A7S, a FDR-AX33 da Sony, tem um custo um pouco mais acessível e também funciona bem com pouca luz, também possui integração com wi-fi e conta com ótimas lentes alemãs da Zeiss.
Canon – VIXIA HF R700 Full HD
No ramo das camcoders a Canon não é tão popular quanto no ramo de DSLR, a VIXIA HF R700 é uma câmera bem acessível e de excelente qualidade, custando em média 200 dólares fora do país, possui entrada de microfone, porém não tem conexão wi-fi, apesar disso faz excelentes imagens.
Independente da câmera que comprar, invista tempo em aprender a tirar melhor proveito da sua camera e em criar conteúdos de qualidade aos seus alunos e, se você quiser mais conteúdos desse em nosso blog, deixe seu comentário aqui embaixo, iremos ficar felizes com a sua opinião. 😊