Uma das maiores dúvidas quando pensamos em fazer vídeo aulas é: “Como gravar o meu vídeo? “ São muitos equipamentos, novas tecnologias, que fica difícil escolher a melhor forma de gravar seus vídeos.

Pensando nisso, preparamos esse pequeno texto com dicas rápidas de como gravar seu vídeo com boa qualidade e de forma descomplicada.

Gravando com o smartphone

O modo mais fácil de gravar vídeos hoje em dia é com o seu smartphone. Há uma imensa oferta de modelos no mercado, um mais moderno e potente que o outro, alguns smartphones gravam melhor que uma câmera de entrada, porém não basta ter um smartphone moderno e sofisticado se não souber gravar seus vídeos nele.

Para gravar com o seu smartphone, é preciso ter cuidado com algumas coisas:

  • Configuração

Configure o seu smartphone para a melhor qualidade de gravação possível (HD, full HD, 4k), deixe o ISO dele mais baixo, de acordo com a iluminação do seu ambiente, ajuste o balanço de brancos deixando mais quente ou frio, como preferir, e lembre-se de ajustar o tamanho do quadro para a opção maior (16:9).

  • Grave em modo paisagem

Isso deixará seu vídeo no formato correto para publicar online, quando gravamos com o celular na vertical, nossos vídeos ficam com barras pretas laterais, deixando o seu vídeo esteticamente feio, mas também prejudicando a compreensão dele.

  • Deixe seu aparelho em modo avião

Assim se você receber mensagens ou ligações durante a gravação, o vídeo não será interrompido.

  • Carregue o celular totalmente antes de iniciar seu vídeo

Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de deixar a bateria completamente carregada e, assim, o celular “morre” bem no meio da sua gravação, já que quando gravamos vídeos a bateria acaba mais rapidamente.

  • Tenha um tripé ou suporte para manter o seu vídeo estável

É muito importante que não grave o vídeo segurando o celular na mão, isso deixará seu vídeo com aparência desleixada e não profissional, por isso recomendamos que compre um tripé ou suporte para celular e o deixe em cima de uma superfície estável.

Configurando sua câmera DSLR

Para gravar vídeos com qualidade profissional não basta uma câmera muito boa ou equipamentos de ultima geração, é preciso também saber configurar para usar a potência máxima desse equipamento.

As configurações ideais para gravar vídeos com uma DSLR de forma profissional são:

  • ISO

O ISO deve sempre ficar no mínimo possível para o ambiente de gravação, quando você deixa o ISO muito alto (geralmente acima de 400/600), sua imagem fica com ruído, perdendo a qualidade.

  • Abertura

A abertura da sua câmera controla a quantidade de luz recebida, assim quanto menor for o F da sua câmera (F 1.6, F 2.0, F 2.5), mais luz entrará na sua imagem, deixando a com uma cara mais profissional.

Normalmente em ambientes fechados isso é crucial entre ter uma imagem nítida e clara e uma imagem de baixa qualidade e escura.

  • Velocidade

Para gravar vídeos, a velocidade do seu obturador deve sempre ficar entre 1/30 e 1/60, isso indica a quantidade de frames por segundo que o seu equipamento irá gravar.

  • Qualidade de gravação

A maioria das câmeras DSLR gravam vídeos com a qualidade HD (720 X 480) e Full HD (1920 X 1080), as câmeras mais modernas e alguns smartphones já tem a possibilidade de gravações em 4k também. O ideal é colocar pelo menos em Full HD para que os seus vídeos tenham a máxima qualidade possível.

  • Balanço de brancos

Assim como os smartphones, a câmera DSLR também tem a possibilidade de ajuste do balanço de brancos, isso permite que você configure sua câmera de acordo com a iluminação e cor do espaço em que irá gravar seu vídeo.

Enquadramento e Estabilidade

Precisamos prestar muita atenção quando gravamos vídeos no enquadramento e estabilidade da imagem. Para vídeos como vídeo aulas, é legal deixar um espaço do lado esquerdo da tela ou então centralizar a pessoa no vídeo, isso faz com que o olhar do espectador se foque no interlocutor. Para estabilizar sua imagem, o ideal é que use sempre um tripé em uma superfície plana e estável, assim seus vídeos não ficarão ‘tremidos’ e ficarão com mais cara de profissional.

Ambiente de gravação

Outra coisa importante para gravar suas aulas é o cuidado com o ambiente que irá gravar seus vídeos, seja na sua sala ou escritório, é muito importante que o ambiente seja bem clean e silencioso, também é preciso atentar para a decoração e iluminação adequada do cômodo.

Coisas importantes para se atentar quanto ao ambiente:

Tenha um ambiente fechado e silencioso

Evite gravar seus vídeos em um horário onde o local que estará gravando ficará movimentado ou barulhento e, de preferência, avise a todos que estará gravando naquele local e horário para não ser incomodado no meio de sua gravação.

Invista em objetos decorativos e cenário

Não deixe apenas uma parede branca no fundo da sua gravação, coloque alguns quadros, se tiver alguma mesa ou prateleiras que possa utilizar de fundo, coloque livros, objetos de arte e decorativos para preencher o espaço, fica muito mais bonito no vídeo e seu vídeo chamará mais atenção pelo profissionalismo.

Iluminação

É importante frisar que o seu ambiente precisa ter luz, seja artificial ou natural, quanto mais iluminado seu ambiente, melhor será a compreensão dos seus conteúdos, um vídeo escuro revela falta de profissionalismo e um certo desleixo, sem contar que atrapalha a compreensão dos seus vídeos.

Iluminação é muito importante, um vídeo bem iluminado fica com uma aparência mais profissional, mesmo que não tenha investido tanto assim para fazer o seu vídeo. Invista em luzes de fundo, alguma luz mais amarelada para fazer um contra ponto e também num difusor para utilizar para deixar menos sombras no seu personagem.

Cuidado com o áudio

Assim como a iluminação, a captação do seu áudio é essencial para que os seus vídeos fiquem com uma qualidade profissional, um áudio com ruído, muito baixo ou distorcido, pode colocar todo o seu trabalho a perder,  principalmente porque isso impede a correta compreensão do seu vídeo.

Para gravar um áudio com excelente qualidade, é preciso notar algumas coisas importantes:

  • Grave num ambiente controlado, livre de ruídos externos;
  • Utilize um aparelho diferente do que está gravando a imagem para gravar o áudio. Normalmente câmeras e celulares não gravam áudio com muita qualidade, portanto o ideal é gravar o áudio utilizando um gravador ou outro celular para captar seu áudio, isso deixará o som com mais qualidade e mais claro para o seu público;
  • Utilize um programa para editar seu áudio e tire ruídos e eventuais barulhos do fundo, porém sem distorcer o som.

Screencast e outras formas de gravar vídeos

Há outras formas de gravar seu vídeo, sem necessariamente usar uma câmera, um jeito muito prático e barato são os screencasts, que são softwares que capturam a sua tela ou mesmo a imagem da sua webcam. Com os screencasts é possível que a pessoa veja a tela do seu computador, assim você pode gravar tutoriais, slides ou até mesmo entrevistas ou aulas através de programas com videoconferência.

Os softwares mais práticos e fáceis de encontrar são: Camstudio, Camtasia, Collaaj

Esperamos ter te ajudado a encontrar um jeito fácil e prático de gravar suas vídeo aulas, em breve lançaremos um ebook com mais informações sobre esse assunto, fique ligado nas próximas postagens.

Coloque seu e-mail para conhecer melhor nossos planos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as informações sobre a Maestrus!