5 dicas de como criar uma plataforma EAD econômica

17 fevereiro 20170 Comentários

Já falamos muito aqui sobre negócios EAD e como obter melhores resultados com seus alunos, hoje vamos falar um pouquinho sobre como criar uma plataforma EAD de forma econômica.

Ter uma plataforma de educação à distância não é só contratar um serviço como o Maestrus, também é preciso ter um modelo de negócios estabelecido, já falamos aqui que seu negócio EAD precisa ter um nicho de mercado ou público-alvo bem definido, investir em divulgação, site, atendimento e outras coisas mais.

Uma empresa de Educação a Distância não se resume apenas a uma Plataforma EAD, o sistema de ensino online é apenas uma parte do negócio. Porém, junto a plataforma, é possível criar um ambiente integrado e profissional, com um custo muito baixo, pronto para vender e crescer.

Leo Miranda

Mas como organizar tudo isso de maneira consistente e ter uma plataforma econômica e funcional ao mesmo tempo?

Crie um MEI!

Caso você ainda não tenha uma empresa aberta com CNPJ e tudo mais, a primeira dica para você que está começando seu negócio EAD é fazer um cadastro no MEI (Micro Empreendedor Individual).

Ter um MEI é muito simples e importante para quem quer ser uma Pessoa Jurídica (PJ), além de ser bem barato para quem ainda não tem grandes lucros.

Para ter mais informações sobre o cadastro de MEI, acesse: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ 

O custo médio do MEI é de R$ 72/mês, variando de cidade para cidade o valor da taxa para emissão de notas fiscais e é para quem fatura até 81 mil/ano.

Faça uma conta no PagSeguro ou outro Meio de Pagamento

O Maestrus é totalmente integrado ao PagSeguro, por isso recomendo que crie sua conta o quanto antes, além de ser uma plataforma brasileira, sua utilização é bem fácil e suas taxas baixas.

E ainda é bem simples a retirada do seu dinheiro no sistema, possibilitando que você cobre seus cursos via cartão de crédito ou boleto bancário.

Crie a sua conta gratuitamente no site https://pagseguro.uol.com.br/

O Maestrus possui uma parceria com o Asaas com taxas exclusivas: Veja mais em: https://maestrus.com/parceria-asaas/

Escolha uma plataforma para hospedar seus vídeos

O Vimeo é uma das melhores plataformas de vídeos que temos atualmente no mercado, principalmente quando precisamos trabalhar com vídeos privados, pois é uma plataforma segura para colocar suas vídeo aulas.

Aqui no Maestrus indicamos aos nossos clientes o Vimeo a partir do plano Plus, pois sabemos que é um site econômico e muito confiável.

Fique por dentro das dicas para otimizar seu tempo e utilizar melhor o Vimeo:

  1. Aproveite as primeiras semanas que está preparando tudo, para já começar a enviar os seus vídeos, assim não correrá o risco de ter que enviar muitos vídeos em uma única semana, crie uma rotina de envios diários.
  2. Se não tiver pressa, pode usar uma conta gratuita do Vimeo e colocar senhas nos vídeos para testar dentro do Maestrus, assim deixando eles privados gratuitamente.
  3. No plano Plus ou Pro basta colocar a URL do Maestrus para que seus vídeos só apareçam dentro do seu curso pago.

Tenha um domínio personalizado!

Com o domínio personalizado você tem um desempenho muito melhor junto aos seus clientes, pois transmite profissionalismo e organização, afinal todo mundo se sente mais confortável quando acessar um site devidamente registrado, isso transmite confiança.

Caso queira ter um registro, acesse: http://registro.br/

Um domínio personalizado custa em torno de R$50/ ano.

Crie sua plataforma no Maestrus

Escolha um de nossos planos e comece agora a montar a sua plataforma de maneira rápida e econômica: https://maestrus.com/planos/

Temos diversos planos de acordo com a necessidade de nossos clientes, módulo de provas, certificado, quiz e muitos outros recursos.

Acesse nosso site para conhecer melhor ou peça acesso a nossa plataforma demonstrativa.

Divulgue!

Já dissemos aqui várias vezes, mas não custa nada lembrar!

Divulgue sua empresa de todas as formas possíveis, conheça seu público alvo e faça campanhas direcionadas a eles.

Se não tiver muito conhecimento de marketing, contrate alguém qualificado para a função, temos certeza que com o direcionamento correto, sua empresa (seja de EAD ou não) terá muito mais resultado para alcançar seus clientes.

BÔNUS!

Aqui vão mais algumas dicas do Maestrus para você que está começando em negócios EAD e ainda não tem muita informação sobre o que dissemos.

  1. Vale de lembrar que MEI não é obrigado ter conta corrente PJ, você pode usar a sua conta física, com isso não precisa tirar notas para PF, basta declarar o total de vendas no seu IR.
  2. Quando um cliente PJ comprar, você poderá emitir a sua nota, basta emitir no site da prefeitura ou ir na prefeitura da sua cidade.
  3. Aconselhamos visitar o Sebrae da sua região, eles possuem muitas dicas legais e ótimos cursos gratuitos ou de baixo custo.
  4. Como MEI você tem direito a serviço de contador gratuitamente por um ano, ele poderá lhe ajudar na abertura da empresa, depois é facinho você mesmo continuar sozinho, basta pesquisar um pouco no Google.
  5. Como prestador de serviços você conseguirá tirar o alvará mesmo usando um endereço residencial.
  6. Na criação do seu MEI você precisará escolher algumas atividades (CNAE), existe várias ligadas a ensino, como Professor Particular, por exemplo.
  7. Sugiro escolher mais de uma atividade, escolha uma principal e adicione outras secundárias, tem alguns na área de consultoria também.

Artigos Relacionados

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato