Cursos Online para Professores: Onde encontrar cursos de capacitação

13 outubro 20200 Comentários

O mercado da educação exige uma constante capacitação dos professores, entendemos que cursos livres online seja uma grande oportunidade.  Aproveite nossa lista de cursos EAD e fique atualizado sem sair de casa.

Capacitação de Professores

O aperfeiçoamento constante é uma exigência do mercado de trabalho para todas as profissões.

No caso dos professores, é certo afirmar que a exigência é ainda maior, pois são eles os responsáveis pelo aprendizado dos alunos e a necessidade de atualização faz parte do dia a dia desses profissionais.  

Os professores lidam com muitas questões que exigem a qualificação e a capacitação frequente e não é à toa que estão entre os mais interessados na chamada aprendizagem continuada, um conceito que ganha cada vez mais força e importância.

Cursos Online para Professores

Os profissionais da educação sabem muito bem disso e são ávidos por novos conhecimentos e informações. Nesse sentido, a EAD é fundamental para ajudar nessa busca. 

Por isso, apresentados aqui uma seleção de cursos online preparados especialmente para professores interessados em continuar estudando:

Programa Apoio ao Professor

Apoio ao Professor – Unesco

O Programa Apoio ao Professor oferece gratuitamente formação continuada a professores e especialistas em educação.

Os cursos de extensão são realizados na modalidade a distância e capacitam os professores para a utilização de ferramentas digitais como simuladores, livros didáticos, tablets e outros dispositivos móveis, blogs, wikis, podcasts, rádio-web e videoaulas. O programa tem o apoio da Unesco

Cursos Online Iped

O Instituto Politécnico de Ensino a Distância oferece por volta de mil opções de cursos em 55 áreas.

Entre esses cursos existem dezenas destinados à atuação de professores.

Como arteterapia, gestão de pessoas em escolas, inclusão da criança com síndrome de down, motivação e leitura, leitura dinâmica e pedagogia hospitalar.

Todos os cursos de atualização para professor poderá ser pago em até 12 vezes. Conheça os cursos oferecidos pelo Iped

e-Aulas USP

O portal da USP (Universidade de São Paulo) dá acesso a diversos conteúdos educacionais em mídia digital.

São conteúdos produzidos por professores da universidade e disponíveis em áudios, vídeos e textos ligados às várias disciplinas oferecidas na USP.

O serviço é aberto a toda a comunidade. Basta preencher um cadastro gratuito para ter acesso às eAulas, ferramentas para anotação e playlists.

Britannica Escola Online

O portal foi desenvolvido pela Encyclopedia Britannica junto com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Incentiva a prática e o domínio de conceitos ensinados na sala de aula.

Oferece cursos online para professores da educação básica e diversos recursos multimídia que podem ser utilizados em sala de aula. Conheça o portal Britannica Escola.

Escolas Conectadas – Fundação Telefônica

O projeto da Fundação Telefônica, Escolas Conectadas, oferece cursos gratuitos para professores da educação básica, promovendo a integração dos mesmos à cultura digital e estimulando o desenvolvimento de competências do século 21.

O foco dos cursos é a troca de experiências entre educadores.

Entre no site e saiba mais sobre o projeto: https://www.escolasconectadas.org.br/cursos

Unesp Aberta

A plataforma da Unesp (Universidade Estadual Paulista) disponibiliza conteúdos de autoria dos professores adaptados por designer educacionais do Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas às características do aprendizado online.

São 70 temas nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Os cursos são abertos a todos e é necessário preencher um cadastro gratuito. 

Veduca Cursos Online

A plataforma oferece cursos focados em desenvolvimento humana com base nas habilidades do século 21, como liderança, comunicação, diversidade e produtividade.

Os cursos são baseados em videoaulas e materiais complementares.

Os cursos não são gratuitos, mas há vários conteúdos disponíveis no canal da plataforma no youtube que podem ser assistidos sem pagamento. Vela a pena conferir a Veduca.

Existem as opções “Gringas” como o Coursera, um portal que reuni cursos gratuitos de Universidades Renomadas Internacionais.

No portal você encontrará diversos assuntos, desde Negócios, Línguas, Ciências dos Dados muito mais.

As possibilidades são muitas e as plataformas listadas oferecem cursos atuais e interessantes para o aprimoramento dos professores.

Há desde cursos pagos até gratuitos, ou seja, são aulas para todo tipo de público. 

Além disso, os cursos online permitem o aprendizado nos horários e locais que foram forem mais adequados, com videoaulas e materiais que podem contribuir muito com a dinâmica dos docentes em sala de aula.

Bom estudo para todos!

Artigos Relacionados

Evasão em seus Cursos Presenciais?

Evasão em seus Cursos Presenciais?

A evasão em cursos presenciais é um desafio preocupante para profissionais da área de educação. Quando os alunos abandonam um curso antes de concluí-lo, isso pode acarretar uma série de consequências negativas, como perda de tempo e dinheiro para os estudantes, queda...

O que é e como funciona a EAD

O que é e como funciona a EAD

Nos tempos atuais é quase impossível falar ou escrever sobre educação sem mencionar a EAD, a sigla para Educação a Distância. E não é à toa que essa modalidade de aprendizagem conquista cada vez mais espaço e popularidade.  Ela combina com o mundo digitalizado em que...

Comentários

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato