Como estudar a distância e ser produtivo? 7 dicas infalíveis!

08 junho 20210 Comentários

Quer saber como estudar a distância e, ao mesmo tempo, ser muito mais produtivo? Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas infalíveis para melhorar o rendimento acadêmico.

Afinal, a quarentena de covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas. Em paralelo, o ensino a distância (EAD) se consolidou como uma ótima opção para garantir o aprendizado. E isso vale tanto para quem está na escola, quanto para quem quer passar em concursos.

Contudo, é preciso se adaptar a essa nova dinâmica de aquisição de conhecimentos. Por esse motivo, selecionamos 7 dicas de como estudar a distância e ser produtivo. Mas, antes disso, trazemos uma reflexão sobre a aprendizagem na era digital. Para tal, confira um podcast feito pelos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte:

Fonte: Podcasts – Educação

Enfim, como estudar a distância e ainda ser produtivo?

Antes das dicas de como estudar a distância, que tal fazer um parêntese para falar especificamente sobre EAD? Nesse caso, vamos abordar os pontos principais desse modelo inovador.

Como funciona o ensino a distância?

A migração dos cursos presenciais para online já vinha acontecendo há anos. Porém, essa transição foi acelerada pela crise do coronavírus e o surgimento de novas tecnologias. Por sinal, a Maestrus é uma plataforma LMS (Learning Management System). Em português, a sigla se traduz como Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA). 

Ou seja, é um ambiente virtual seguro e prático para facilitar o acesso aos conteúdos, que ficam disponíveis 24 horas. Por exemplo, você pode escolher entre um material em vídeo para estudar Português no trajeto de volta para casa.

Quais os benefícios dessa tecnologia educativa?

  • Flexibilidade para conciliar o trabalho com os seus estudos;
  • Otimização de conteúdos para acesso via dispositivos móveis;
  • Metodologias ativas de aprendizagem para aumentar o rendimento;
  • Fóruns de discussão para facilitar a interação com outros estudantes;
  • Realização de webinars para tirar dúvidas antes de provas concorridas.

Pronto! Agora que falamos sobre as vantagens do EAD, vamos à pergunta que não quer calar. Enfim, como estudar a distância e ainda manter a produtividade?

7 dicas infalíveis: como estudar a distância de forma eficaz?

Para conquistar um alto desempenho acadêmico, confira essas 7 dicas de como estudar a distância:

1. Entenda qual é o seu ritmo biológico

Para você, qual é o melhor horário para estudar? De fato, cada um tem seu ritmo biológico. Isto é, um tipo de relógio interno que regula nosso metabolismo. Por isso, algumas pessoas rendem mais pela manhã, enquanto outras preferem estudar à noite.

2. Aplique a técnica Pomodoro

Apesar do nome peculiar, o método Pomodoro para estudos é fácil e prático. Aliás, a ideia é bem simples: mantenha a concentração por 25 minutos, depois descanse por 5 minutos. Para isso, você só precisa ter um temporizador ou até mesmo o timer do seu celular.

3. Marque encontros virtuais para estudar

Criar um grupo de estudos é uma maneira eficiente de compartilhar os conhecimentos. Com isso, todos podem ensinar e aprender, simultaneamente. Por falar nisso, a webconferência é uma das possíveis respostas para a pergunta: como estudar a distância?  

A maior parte dos encontros virtuais devem ser voltados para as matérias em si. Já os outros podem servir para socializar, com assuntos paralelos. Nessa segunda opção, uma dica é assistir juntos os TED Talks sobre educação, por exemplo.

4. Diga um sonoro “não” à procrastinação

Quem quer ter um estudo de alta performance definitivamente tem que aprender a não procrastinar. Ou, pelo menos, reduzir as distrações ao máximo, a fim de manter o foco no tema que está estudando.

Realmente, é possível encontrar muitos motivos para o famoso “deixar para depois”. Em geral, eles remetem à angústia, ao cansaço e outros fatores que afetam a produtividade. Portanto, é importante atentar para a saúde mental.

5. Planeje suas metas assertivamente

Definir as metas é um passo essencial para melhorar sua performance nos estudos. A propósito, elas devem começar com o curto prazo, a exemplo das matérias da semana. Em seguida, temos as metas de médio e longo prazo, como a prova do ENEM ou o vestibular.

6. Monte seu “cantinho” para estudar

É fundamental ter um ambiente reservado, confortável, organizado e bem iluminado para estudar em casa. De preferência, o ideal é que seja um local fixo, sem distrações e com espaço para seus materiais. 

Além disso, seguem algumas recomendações adicionais:

  • Durma bem. Segundo a neurociência, é durante o sono que nós consolidamos tudo o que aprendemos no dia.
  • Cuide da alimentação, com uma dieta especial para turbinar a memória e as funções cognitivas. E não se esqueça da hidratação, ok?
  • Tente equilibrar a disciplina com a motivação. No fim das contas, esses são dois pontos-chave para obter bons resultados.
  • Pratique atividades físicas, para entrar no esquema: corpo são e mente sã. Nessa perspectiva, sabia que a yoga aumenta a concentração?

7. Faça seu próprio ciclo de estudos

Finalmente, chegamos à última dica de como estudar a distância. E, para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar o ciclo de estudos. Basicamente, é preciso organizar as matérias de forma cíclica e estudar na ordem em que elas aparecem.Mas, calma, você não precisa fazer tudo isso sozinho. A seguir, confira o exemplo de um ciclo criado automaticamente pelo aplicativo Estudaqui:

Deu pra entender como funciona, certo? Mas vale lembrar que o aplicativo cria um plano perfeito e personalizado para o seu perfil. Afinal de contas, o software considera suas dificuldades e afinidades em cada matéria, bem como o nível de conhecimento.

Nesse sentido, o app ainda propicia um amplo leque de ganhos em potencial, tais como:

  • Saiba tudo o que precisa ser estudado (e quanto tempo vai dedicar para cada matéria);
  • Entenda quais são os pontos de parada, incluindo as porcentagens de acerto e as revisões;
  • Confira o tempo que é desperdiçado com as pausas, conforme a disciplina, a data e o horário;
  • Altere seu plano de estudos sempre que for necessário, adicionando ou excluindo disciplinas;
  • Acompanhe suas metas diárias e semanais, juntamente com o índice de eficiência nas respectivas matérias.
  • E muito mais!

Este artigo foi escrito por Estudaqui, uma solução completa para otimizar seu rendimento acadêmico (e também qualquer outro tipo de estudo). Neste app, você planeja e registra os estudos, enquanto acompanha suas estatísticas de progresso.

Artigos Relacionados

EAD, mercado que surpreende

EAD, mercado que surpreende

Sabe aqueles cursos por correspondência antigos, que talvez sua avó já tenha feito?Pois é! Podemos dizer que esse formato foi como o pioneiro do EAD no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez uma pesquisa onde sugere que até mesmo antes de 1900 no Rio...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato