Como escolher um domínio para o seu EAD

26 junho 20170 Comentários

Parte importante do processo de construir sua marca é ter um site e um domínio registrado, no mundo EAD isso não é diferente. Aliás, provavelmente o primeiro passo a dar quando está planejando o seu negócio é justamente escolher um domínio e nome adequado ao seu empreendimento, mesmo porque, já pensou se você escolhe um nome que já está sendo usado por outra empresa?

O domínio influencia bastante na visibilidade e colocação do seu negócio na internet, pois através dele os seus clientes vão te encontrar nos mecanismos de buscas e nas redes sociais, além disso ter um site responsivo e atrativo ao seu público está diretamente ligado ao domínio escolhido para vender seus cursos.

Muitas vezes, as pessoas pensam em um nome que tenha a ver com o negócio ou a marca, mas não se preocupam com a facilidade de memorização do mesmo, praticidade na hora de digitar, assim como com a disponibilidade do domínio antes de comprar.

É por isso, que hoje vamos dar algumas dicas para você escolher um domínio adequado ao seu negócio.

  • Tenha um domínio com significado para sua marca

Antes de mais nada você precisa definir o que é importante para a sua marca e o seu negócio, para isso é preciso ter um nome e desenvolver a filosofia da sua marca em torno disso e vice-versa.

Normalmente o domínio escolhido terá relação direta com o nome da marca e com os produtos ou, no caso de cursos, serviços oferecidos, então esse nome precisa antes de mais nada ter uma relação e significado para você e sua marca. Não basta apenas ser “bonito” ou “interessante” se, no fundo, não tiver nada a ver com os serviços oferecidos ou ao menos remeter as pessoas a esses produtos/ serviços.

  • Verifique se o domínio está disponível

Após definir o nome da sua marca, a primeira providência é verificar se esse nome está disponível e, principalmente, se o domínio que quer utilizar também está disponível. Há quem diga que antes mesmo de definir a sua marca é preciso verificar o domínio, isso com certeza otimizará o seu tempo e te fará descartar logo as ideias que não tem domínio ou nome disponível.

Independente da ordem dos acontecimentos, o que é extremamente necessário é que você seja original e nunca, jamais, em hipótese alguma escolha um nome e domínio já utilizados!

Isso só vai te causar dor de cabeça com relação a plágio, entre outras coisas. Sem contar que escolher um domínio que seja muito parecido com outro, além de não te ajudar em nada com o seu Marketing irá confundir o seu cliente na hora que estiver buscando sua empresa nos mecanismos de busca.

  • Domínio curtos são mais fáceis de memorizar

Já pensou se você tivesse que memorizar um domínio que fosse: empresamaestrusead.com.br?!  Além de ser pouco prático no momento de digitar, muito provavelmente não iria nos encontrar tão facilmente, muito mais decorar o nosso site. Por isso mesmo o mais recomendado é que o seu domínio não ultrapasse 15 caracteres, evite também colocar duas vogais iguais seguidas (ex.: seuuniverso.com), abreviações (dr., dra., phd., prof., etc.) e nunca utilize hifens.

Lembre-se sempre que o seu público precisa ser capaz de memorizar o seu domínio e, novamente, precisa conseguir acha-lo fácil pelos mecanismos de busca ou nas redes sociais.

  • Se antecipe aos erros de digitação e grafia

Às vezes, mesmo com todos os cuidados tomados, o cliente ainda assim pode errar a digitação ou grafia do seu site, portanto se antecipe e preveja possíveis erros e, assim, compre os domínios que contenham esses erros, assim poderá direcionar todos ao seu site oficial.

Ou seja, mesmo quando o seu cliente errar o site, ele ainda assim irá conseguir chegar ao seu destino e você não perderá esse lead!

  • Pense no SEO

Como já falamos em outros posts, o SEO é uma importante ferramenta para que sua marca fique bem posicionada nos rankings de pesquisa e apareça na primeira página do google, pensando nisso, quando for criar um domínio ou subdomínio, pense bem em como ela ficará rankeada no Google, isso é possível seguindo as dicas que já demos e sempre tomando muito cuidado no momento de criar subdomínios em seu site, blog ou possível hiperlinks criados dentro do seu site, mas falaremos melhor disso em outra hora.

  • Pense bem antes de adquirir um domínio gratuito

Registrar um domínio é algo muito barato perto de todos os outros custos e investimentos do seu negócio, é possível registrar um domínio por cerca de R$ 30 por ano! E posso te garantir que será o dinheiro mais bem investido que irá gastar.

Por que? Porque quando você paga para registrar seu domínio ao invés de utilizar um gratuito, isso te dá a chance de comprar os subdomínios e domínios parecidos (com “erros” de grafia, por exemplo), o que impedirá outros negócios de utilizarem o mesmo domínio e, também, te dará a oportunidade de utilizar o seu domínio nos e-mails e outros sites de comunicação, ao invés de uma propaganda de outra marca.

  • Simplifique!

Simplifique o máximo que puder o seu domínio, tente utilizar nomes fáceis de assimilar, memorizar, digitar e, principalmente, de divulgar! Enfim, tudo o que for simplificar ao seu consumidor/ cliente no momento de encontrar o seu site no extenso mundo da internet.

Para ter mais informações sobre a compra de domínio no Brasil, acesse: https://registro.br/

É novo por aqui? Recomendo ler esse artigo sobre por onde começar seu negócio EAD: http://blog.maestrus.com/dicas-de-como-ter-uma-plataforma-ead-economica/

Esperamos com essas dicas ter ajudado a pensar num domínio mais adequado ao seu negócio e ao seu site. Lembre-se -se sempre de procurar uma empresa confiável para registrar o seu domínio e pense sobre o domínio dos seus e-mails também, em breve faremos mais posts como esse, fique ligado aqui no nosso blog 😊

[epico_capture_sc id=”40″]

Artigos Relacionados

Como vender cursos online

Como vender cursos online

O sonho de todo professor e produtor de conteúdo é se tornar um campeão de vendas e autoridade na sua área! Porém, por melhor que seja seu curso e por mais que você use a mais completa plataforma de cursos online, se não tiver uma estratégia de marketing adequada e se...

O poder do áudio no Marketing Digital

O poder do áudio no Marketing Digital

Existe uma razão para o poder do áudio no marketing digital estar se expandindo. As pessoas estão sem tempo, e isso está abrindo uma brecha no marketing para o poder do áudio. Podcast, palestras, uma simples gravação de áudio pode facilitar acesso ao seu conteúdo mais...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato