Como escolher um domínio para o seu EAD

26 junho 20170 Comentários

Parte importante do processo de construir sua marca é ter um site e um domínio registrado, no mundo EAD isso não é diferente. Aliás, provavelmente o primeiro passo a dar quando está planejando o seu negócio é justamente escolher um domínio e nome adequado ao seu empreendimento, mesmo porque, já pensou se você escolhe um nome que já está sendo usado por outra empresa?

O domínio influencia bastante na visibilidade e colocação do seu negócio na internet, pois através dele os seus clientes vão te encontrar nos mecanismos de buscas e nas redes sociais, além disso ter um site responsivo e atrativo ao seu público está diretamente ligado ao domínio escolhido para vender seus cursos.

Muitas vezes, as pessoas pensam em um nome que tenha a ver com o negócio ou a marca, mas não se preocupam com a facilidade de memorização do mesmo, praticidade na hora de digitar, assim como com a disponibilidade do domínio antes de comprar.

É por isso, que hoje vamos dar algumas dicas para você escolher um domínio adequado ao seu negócio.

  • Tenha um domínio com significado para sua marca

Antes de mais nada você precisa definir o que é importante para a sua marca e o seu negócio, para isso é preciso ter um nome e desenvolver a filosofia da sua marca em torno disso e vice-versa.

Normalmente o domínio escolhido terá relação direta com o nome da marca e com os produtos ou, no caso de cursos, serviços oferecidos, então esse nome precisa antes de mais nada ter uma relação e significado para você e sua marca. Não basta apenas ser “bonito” ou “interessante” se, no fundo, não tiver nada a ver com os serviços oferecidos ou ao menos remeter as pessoas a esses produtos/ serviços.

  • Verifique se o domínio está disponível

Após definir o nome da sua marca, a primeira providência é verificar se esse nome está disponível e, principalmente, se o domínio que quer utilizar também está disponível. Há quem diga que antes mesmo de definir a sua marca é preciso verificar o domínio, isso com certeza otimizará o seu tempo e te fará descartar logo as ideias que não tem domínio ou nome disponível.

Independente da ordem dos acontecimentos, o que é extremamente necessário é que você seja original e nunca, jamais, em hipótese alguma escolha um nome e domínio já utilizados!

Isso só vai te causar dor de cabeça com relação a plágio, entre outras coisas. Sem contar que escolher um domínio que seja muito parecido com outro, além de não te ajudar em nada com o seu Marketing irá confundir o seu cliente na hora que estiver buscando sua empresa nos mecanismos de busca.

  • Domínio curtos são mais fáceis de memorizar

Já pensou se você tivesse que memorizar um domínio que fosse: empresamaestrusead.com.br?!  Além de ser pouco prático no momento de digitar, muito provavelmente não iria nos encontrar tão facilmente, muito mais decorar o nosso site. Por isso mesmo o mais recomendado é que o seu domínio não ultrapasse 15 caracteres, evite também colocar duas vogais iguais seguidas (ex.: seuuniverso.com), abreviações (dr., dra., phd., prof., etc.) e nunca utilize hifens.

Lembre-se sempre que o seu público precisa ser capaz de memorizar o seu domínio e, novamente, precisa conseguir acha-lo fácil pelos mecanismos de busca ou nas redes sociais.

  • Se antecipe aos erros de digitação e grafia

Às vezes, mesmo com todos os cuidados tomados, o cliente ainda assim pode errar a digitação ou grafia do seu site, portanto se antecipe e preveja possíveis erros e, assim, compre os domínios que contenham esses erros, assim poderá direcionar todos ao seu site oficial.

Ou seja, mesmo quando o seu cliente errar o site, ele ainda assim irá conseguir chegar ao seu destino e você não perderá esse lead!

  • Pense no SEO

Como já falamos em outros posts, o SEO é uma importante ferramenta para que sua marca fique bem posicionada nos rankings de pesquisa e apareça na primeira página do google, pensando nisso, quando for criar um domínio ou subdomínio, pense bem em como ela ficará rankeada no Google, isso é possível seguindo as dicas que já demos e sempre tomando muito cuidado no momento de criar subdomínios em seu site, blog ou possível hiperlinks criados dentro do seu site, mas falaremos melhor disso em outra hora.

  • Pense bem antes de adquirir um domínio gratuito

Registrar um domínio é algo muito barato perto de todos os outros custos e investimentos do seu negócio, é possível registrar um domínio por cerca de R$ 30 por ano! E posso te garantir que será o dinheiro mais bem investido que irá gastar.

Por que? Porque quando você paga para registrar seu domínio ao invés de utilizar um gratuito, isso te dá a chance de comprar os subdomínios e domínios parecidos (com “erros” de grafia, por exemplo), o que impedirá outros negócios de utilizarem o mesmo domínio e, também, te dará a oportunidade de utilizar o seu domínio nos e-mails e outros sites de comunicação, ao invés de uma propaganda de outra marca.

  • Simplifique!

Simplifique o máximo que puder o seu domínio, tente utilizar nomes fáceis de assimilar, memorizar, digitar e, principalmente, de divulgar! Enfim, tudo o que for simplificar ao seu consumidor/ cliente no momento de encontrar o seu site no extenso mundo da internet.

Para ter mais informações sobre a compra de domínio no Brasil, acesse: https://registro.br/

É novo por aqui? Recomendo ler esse artigo sobre por onde começar seu negócio EAD: http://blog.maestrus.com/dicas-de-como-ter-uma-plataforma-ead-economica/

Esperamos com essas dicas ter ajudado a pensar num domínio mais adequado ao seu negócio e ao seu site. Lembre-se -se sempre de procurar uma empresa confiável para registrar o seu domínio e pense sobre o domínio dos seus e-mails também, em breve faremos mais posts como esse, fique ligado aqui no nosso blog 😊

[epico_capture_sc id=”40″]

Artigos Relacionados

O poder do áudio no Marketing Digital

O poder do áudio no Marketing Digital

Existe uma razão para o poder do áudio no marketing digital estar se expandindo. As pessoas estão sem tempo, e isso está abrindo uma brecha no marketing para o poder do áudio. Podcast, palestras, uma simples gravação de áudio pode facilitar acesso ao seu conteúdo mais...

EAD, mercado que surpreende

EAD, mercado que surpreende

Sabe aqueles cursos por correspondência antigos, que talvez sua avó já tenha feito?Pois é! Podemos dizer que esse formato foi como o pioneiro do EAD no Brasil. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, fez uma pesquisa onde sugere que até mesmo antes de 1900 no Rio...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato