Dicas de como compor o Cenário para o seu vídeo!

29 agosto 20170 Comentários

Você já reparou que em vídeos do Youtube ou mesmo em vídeo aulas, a pessoa sempre está em algum cenário ou ambiente que “combina” com o assunto tratado?!

Isso não é um “mero acaso” totalmente sem querer!

A maioria dos youtubers e afins, pensam muito bem o seu cenário e faz muitos testes com cenário e iluminação antes de colocar um vídeo no ar.

Hoje vamos falar de algo que é essencial para que seu vídeo pareça profissional e faça sucesso: o cenário!

Pegando o exemplo do Youtube, separei alguns canais para a gente analisar apenas o cenário de cada um, vamos lá:

  • Omelete

O Omelete é um canal sobre filmes, séries e tudo sobre o universo do cinema e produção visual.

Assistindo a uma live deles, reparei bem no fundo que eles usaram, telas de tv, painéis iluminados, uma mesa num formato mais moderno, pronto, eles fizeram um cenário que combina muito com o tema de séries e filmes.

  • Tatiana G Feltrin 

A Tatiana faz resenhas de livros, fala do que mais gosta em cada livro que lê e faz recomendações de livros para leitura.

Repare que no lado esquerdo do vídeo fica uma prateleira com muitos livros, além de algumas guitarras ao fundo, enquanto você assiste os vídeos dela, tem a impressão de que esse é o lugar da casa dela onde fica lendo, onde tem seu momento relax.

  • Carol Moreira

A Carol é cineasta e faz críticas de cinema e de séries, além disso ela trabalha para a Warner, onde também faz alguns vídeos para a televisão.

Observe que na parede atrás dela tem inúmeros cartazes de filmes e ao seu lado uma pequena estante cheia de DVDs de filmes, além de miniaturas, tudo inspirado no universo de filmes e séries.

  • Jovem Nerd

Conhecidos por falar sobre tudo do universo nerd, o canal do Jovem Nerd é também muito bem humorado, mesmo para quem não acompanha muito as tendências desse universo.

Vemos isso na prateleira ao fundo, que tem inúmeros bonecos de figure action, postêrs de jogos e ícones da cultura pop.

  • Me Poupe! e Gustavo Cerbasi

A Nath Arcuri é jornalista e especializada em finanças pessoais, já o Gustavo Cerbasi é amplamente conhecido por suas palestras e cursos na área.

Apesar desse vídeo ter sido publicado por Cerbasi, foi gravado no cenário do Me Poupe!, repare que ao fundo vemos várias referências a finanças como o porquinho de cofre e um cifrão dourado.

Cada um desses vídeos influencia muito em como nós espectadores vamos receber a mensagem do vídeo, ou em como iremos assimilar esse conteúdo.

Agora imagina se a gente invertesse algum desses cenários?!

Por exemplo, colocasse os meninos que falam de filmes no cenário do Me Poupe! Ficaria muito estranho não é mesmo?!

Pois é, a linguagem do nosso vídeo tem tudo a ver com o cenário que usamos, o ambiente de gravação e o modo como nos comportamos em frente as câmeras.

E como você pode compor isso de forma coerente e que influencie na percepção dos seus alunos, mas ao mesmo tempo sem exagerar ou gastar muito?!

Aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

  • Pense na paleta de cores

Escolha um padrão ou paleta de cores para usar no seu cenário, assim ele não ficará poluído visualmente, dê preferência a cores neutras e escolha objetos de decoração que combinem entre si.

  • Escolha objetos que se relacionem ao seu assunto

Caso só tenha uma parede branca ou bege, escolha alguns quadros bonitos, com frases ou desenhos que tenham a ver com seu tema e os posicione de forma que preencham o espaço do seu cenário.

Hoje em dia há inúmeros quadros e objetos decorativos para todo o tipo de gosto, em todo caso, você pode usar o seu escritório para suas gravações, por exemplo.

  • Livros, lousa ou caixas.

Outra opção para decorar seu cenário é usar livros, lousa (quadro branco)  ou algumas caixas como um objeto cenográfico, se compor esses elementos de uma forma criativa, seu cenário pode ficar muito legal.

  • Ouse e seja Criativo!

Há inúmeras ideias de decoração no Pinterest e em canais do Youtube, seja criativo e ouse que com certeza seus vídeos ficarão muito legais e chamarão a atenção do seu público.

A ideia é sempre pensar no assunto que vai tratar, na abordagem e como isso pode se relacionar com o cenário que você escolher para os seus vídeos.

E você tem um cenário para os seus vídeos? Que outras dicas você pode compartilhar com a gente? Deixe seu comentário e fique ligado nos próximos posts.

Artigos Relacionados

Melhor webcam para educadores

Melhor webcam para educadores

Uma boa webcam? A maioria dos notebooks não se preocupa tanto com isso quanto deveria. Por isso venho trazer três ótimos modelos de webcam para usar, todos eles da LOGITECH. C270  - BARATA E PODEROSA! A maioria das pessoas assiste vídeos em HD, portanto ela cabe...

Comentários

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato