Branding? O que é isso? Para quê serve?

Já parou para pensar porque algumas marcas simplesmente são a primeira coisa que pensamos quando queremos algum serviço ou produto específico?

Ou então, porque simplesmente nos apaixonamos por determinada marca em detrimento de outras, a ponto de nos tornarmos verdadeiros defensores e embaixadores da mesma?

Isso se chama branding! E hoje vou te explicar porque está faltando branding no seu negócio.

 

Brand X Branding

A primeira coisa que você precisa saber sobre Branding, é que brand e branding são coisas diferentes.

A tradução de Brand  é marca, pura e simplesmente. São as cores, o logo, o nome e tudo o que envolve a identidade visual da sua marca.

Já a palavra branding se refere a gestão de uma marca como um todo, não somente a identidade visual, mas também o planejamento da comunicação, o tom de voz usado, o posicionamento e os valores da sua empresa.

O conjunto de fatores que determinam como o seu cliente irá enxergar o seu negócio e como irá se relacionar com a sua marca.

 

Identidade visual por si só não é branding!

Apesar de branding não ser o mesmo que brand, os dois conceitos estão relacionados, porém ter uma identidade visual legal e bem desenvolvida não basta para considerar que você tem uma estratégia de branding.

O branding ajuda a criar a percepção da sua marca pelo seu público e cativa-lo para que seja também um “embaixador da sua marca”.

Um branding bem desenvolvido, ajuda o cliente a se tornar seu fã e ficar com a sua marca no coração.

E a sua estratégia de branding precisa estar alinhada com o posicionamento do seu negócio em todos os aspectos, não somente a parte visual da coisa, a parte visual é apenas uma parte disso.

 

Mas afinal para que eu preciso de Branding?

Quando compramos um produto ou serviço, muitas vezes não estamos comprando o valor real daquele produto ou serviço, mas sim o valor agregado a ele.

Pensando em grandes marcas, por exemplo, a Coca-cola, há todo um trabalho de branding ligado ao produto coca-cola, de tal forma que o público não precisa nem pensar muito quando quer comprar um refrigerante no verão, escolhendo (via de regra) a Coca para se refrescar!

Escolher uma marca para qualquer esfera da vida, está muito ligada ao fato daquela marca te gerar uma identificação, um sentimento que você nutre por ela.

Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias, suas causas e promover boas experiências de marca são a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes. <3 (Resultados Digitais)

 

Como desenvolver o branding do seu negócio 

Até aqui acho que explicamos bem o que é e para qual propósito serve o branding, mas então a pergunta que fica é … como eu posso desenvolver o branding do meu negócio?

Os primeiros passos para desenvolver o seu branding, é pensar:

  • Quais soluções eu ofereço ao meu cliente?
  • Como eu ofereço esses produtos ou serviços?
  • Qual é o público alvo do meu negócio/ quem é meu cliente?
  • Qual é a minha identidade?
  • Quais são meus diferenciais em relação ao mercado?
  • Quais valores eu quero transmitir ao meu cliente?

Pense ponto a ponto se o seu negócio está coerente com o seu cliente, com o mercado em que atua e com os valores em que acredita e, com base nisso, desenvolva todos esses pontos de forma que fiquem bem conectados e coerentes.

A partir daí é importante, então, pensar as estratégias para transmitir essas informações de forma clara aos seus clientes e alinhar com seu time todos esses valores, para que sua empresa tenha uma unidade de pensamento.

 

Agora é hora de fazer o seu cliente entender o seu branding!

Quando estiver com o seu branding bem alinhado com sua identidade visual, seus valores, tom de voz e modo de se relacionar com o seu cliente, é hora de transmitir esses valores ao seu cliente.

Algumas formas de fazer isso:

  • Tenha comprometimento!

Se comprometa a entregar aquilo que promete aos clientes, os valores que acredita e procure sempre estar alinhado com isso, independente do cliente.

  • Conteúdo

Faça os seus clientes entenderem seus valores, sua marca e o que você oferece através de produção de conteúdo.

Produza posts para seu blog, invista em newsletter e em educar o seu cliente acerca dos seus valores, assim ele entenderá melhor como funciona seu modelo de negócios e o que de fato você pode oferecer a ele, além de verificar se realmente se identifica com o que você acredita.

  • Fale como gostaria que falassem com você

Esse item é bem importante, mencionamos o tom de voz adequado, mas o que isso realmente significa?

O tom de voz tem a ver com a forma que irá tratar seu cliente, se de maneira mais formal ou informal, se quer que ele te veja como um amigo ou de forma mais distante e etc.

É a forma que irá se dirigir ao seu cliente por meio dos canais de comunicação da sua empresa, seja por e-mail, chat, telefone ou qualquer outro canal. Todos devem estar alinhados em prol dos seus valores, do seu branding.

  • Seja consistente e ganhe a confiança do seu cliente

Quando o branding de uma marca está alinhado com o que ela pratica de fato, o cliente se sente mais confiante e seguro quanto ao que ele está adquirindo com você e, mais importante, ele será mais que um cliente, será um verdadeiro parceiro de negócios.

  • Esteja onde seu cliente está

Uma estratégia de branding eficiente, significa que você é capaz de se comunicar com o seu cliente onde ele está, ou seja, estará onde ele está.

Seja numa loja física ou num negócio online, é importante escolher bem os pontos de contato com o seu cliente, a sua localização em relação a ele, não necessariamente de forma física, mas através das redes sociais e meios de comunicação que sejam relevantes para o seu cliente.

 

Aqui vão algumas dicas de textos para ler mais sobre o assunto:

https://rockcontent.com/blog/guia/branding-o-guia-definitivo/ 

https://resultadosdigitais.com.br/blog/branding/ 

https://marketingdeconteudo.com/branding/

 

E aí? Já tem um negócio online? Que tal conhecer uma marca que está de acordo com os seus valores? 

Vem conhecer o Maestrus e traga sua marca para ser nossa parceira!

 

Coloque seu e-mail para conhecer melhor nossos planos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as informações sobre a Maestrus!