9 Dicas para engajar e motivar seus alunos

08 dezembro 20160 Comentários

Manter seu aluno engajado em seus conteúdos requer um pouco de esforço em desenvolver seus cursos, mas é algo que motivará o aluno e te dará o retorno esperado do seu investimento. Portanto ai vão algumas dicas do Maestrus para manter seu aluno motivado e engajado nos seus cursos online.

1. Personalize seu curso para seus alunos

  É importante criar currículos e conteúdos que estejam de acordo com o nível de proficiência do aluno, seus objetivos e interesses pessoais, para isso é legal que ele se identifique com sua pedagogia e conteúdos propostos, de forma que sinta que seu curso é personalizado pra ele, ou seja, casa certinho com os objetivos dele. Além disso, busque inovar os recursos utilizados para sua aula, forneça:
  • E-books,
  • Vídeo aulas,
  • Apresentações,
  • Webinários,
  • Infográficos,
  • Podcasts e por ai vai.

Seja criativo com os conteúdos propostos, com certeza assim seu aluno vai achar que seu curso foi feito pra ele!

 

2. Ajuda online de especialistas

  Apesar dos conteúdos online serem bem auto didáticos, muitas vezes seu aluno precisará fazer pesquisas e obter informações extras para o bom andamento do curso, por isso há inúmeras formas que seu aluno pode usufruir para tirar melhor proveito do curso, como fóruns, blogs e tutores online, sendo que muitas vezes esses especialistas são a melhor forma do aluno absorver melhor o conteúdo. Como eles podem ajudar?
  • Eles podem discutir diferentes tópicos com os alunos e oferecer visões diferentes sobre o assunto;
  • Encontrar livros, textos e materiais extras para os alunos;
  • Aconselhar e ajudar em pesquisas relacionadas ao conteúdo oferecido aos alunos.
 

3. Tenha professores reconhecidos e de peso no seu curso

  Ter um professor com uma boa reputação no mercado que atua é um dos maiores diferenciais que um curso EAD pode oferecer. Ter um bom marketing ou um valor competitivo no mercado é muito bom, mas nada se compara a um grande nome no seu curso. Caso ainda esteja começando faça parcerias com pessoas que tenham influência sob os alunos que quer alcançar, tenho certeza que mais que um bom marketing é um professor que os alunos admiram e respeitam para fazer parte do seu curso EAD.  

4. Faça videos curtos, eles engajam mais

  Hoje em dia, devido a quantidade de informações recebidas, as pessoas não dispõem de muito tempo livre para ficar horas assistindo a um vídeo, após 10 minutos de vídeos os alunos começam a perder o foco e muitas vezes pulam o vídeo para chegar logo ao final. Então ao invés de fazer aquele vídeo de uma hora de aula, faça videos curtinhos de até 10 minutos, é comprovado que videos de até 10 minutos engajam até 27 X mais o seu aluno.  

5. Detalhes são muito importantes

  A internet está cheia de videos superficiais e confusos, feito por pessoas que nem sempre tem pleno conhecimento do que estão falando, portanto ofereça o máximo de detalhes sobre seu conteúdo aos seus alunos, explique passo a passo cada ponto importante e não se prenda a ter pressa e passar o conteúdo de forma mais rápida. O aluno que busca EAD precisa de formas mais práticas de aprendizado para que consiga entender rapidamente o conteúdo. Ele não quer ver muitos conteúdos de uma vez só, mas sim entender bem o conteúdo proposto, dê tempo para que ele absorva tudo com calma e consiga acompanhar suas aulas, isso gera um sentimento de ter aprendido de verdade a matéria.  

6. Utilize as redes sociais a seu favor

  O Facebook é uma das ferramentas mais utilizadas para os mais diversos objetivos, você pode comprar, trocar, vender coisas via Facebook, divulgar seus cursos e outras mil coisas que todo mundo faz nessa ferramenta, então que tal utilizar as redes sociais para manter seus alunos mais engajados com a sua marca? Desenvolva posts relacionados a suas aulas, faça grupos de discussão, interaja com seus alunos,  gere conteúdos para serem acessados via Facebook, enfim invista tempo nisso para que seus alunos se mantenham engajados e antenados no que está acontecendo nos seus cursos EAD.  

7. Diversifique seus conteúdos

 

Já falamos aqui que é importante diversificar os meios de aprendizado dos seus alunos por meio de e-books, podcasts, webinários, entre outras ferramentas, mas hoje em dia nunca é demais inovar e achar novos caminhos para fazer seu negócio alcançar mais pessoas de maneira mais eficaz.

Algumas formas de manter seus alunos focados e motivados e fazer com que ele participe do aprendizado de forma ativa:
  • Faça com que seu aluno interaja com o professor, tutor e com os outros alunos, isso ajuda bastante na construção do aprendizado.
  • Utilize a gamificação, ou seja, utilizar os formatos de jogos para desenvolver o aprendizado, criando metas, fases, pontuação e premiações, isso ajuda o aluno a interagir com o conteúdo.
  • Utilize também da tecnologia dos dispositivos móveis, faça com que seu curso seja acessível via Smartphones e que o aluno possa interagir com você dessa maneira, a tendência hoje é facilitar cada vez mais o acesso do seu aluno ao seu curso EAD.

8. Atualize sempre seu conteúdo

  Sempre se mantenha atualizado com o que está acontecendo no mundo, principalmente no segmento em que atua, não deixe que seus conteúdos fiquem ultrapassados e percam valor para o seu aluno. Um aluno engajado quer receber informações novas e atuais, afinal ninguém quer ficar pra trás quando se trata de cursos online, todo mundo quer uma informação diferente que possa contribuir com conhecimento dos alunos.  

9. Invista numa plataforma EAD

  A forma mais fácil e segura de implementar seus cursos online é através de uma plataforma EAD como a Maestrus, que vai ter dar todo o suporte para inovar e alcançar mais alunos, através de ferramentas que facilitam o seu trabalho na hora de criar módulos, aulas, fóruns, se comunicar com seus alunos, oferecer suporte a ele, facilitar o acesso dos seus alunos a sua plataforma e ampliar seus negócios. Conheça nossos benefícios e crie seus cursos online sem muita burocracia e complicações, nós o ajudamos passo a passo no que for necessário para deixar seu curso moderno e alcançar muitos alunos. [epico_capture_sc id=”40″]

Artigos Relacionados

O que é e como funciona a EAD

O que é e como funciona a EAD

Nos tempos atuais é quase impossível falar ou escrever sobre educação sem mencionar a EAD, a sigla para Educação a Distância. E não é à toa que essa modalidade de aprendizagem conquista cada vez mais espaço e popularidade.  Ela combina com o mundo digitalizado em que...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato