De 120 dias para 30 dias: Reduzimos o tempo de formação de vendedores com o Treinamento Online

28 julho 20210 Comentários

“Todo projeto nasce de uma necessidade. Dentro da nossa empresa, a nossa necessidade é de realizar treinamento de promotores de vendas” Marcelo – 4Saúde.

Somos um grupo de Distribuidores Autorizados, a Royal Prestige, com vasta experiência no negócio em gerar Franquias.

Temos mais de 100 franqueados e investimos na capacitação de parceiros dentro deste negócio. Visamos o crescimento de todo o grupo pois acreditamos que juntos somos mais fortes e mais pessoas capacitadas dentro de um ambiente corporativo entendemos que o resultado só poderia ser o sucesso.

Já estamos no mercado em torno de 3 anos e 6 meses, no segmento de treinamentos de líderes e vendedores.

E como o nosso produto é único, percebi que eu poderia criar uma plataforma de treinamentos, elaborando um modelo de estudo e qualificação, ao invés de ficar falando a mesma coisa todo dia para os alunos.

Mas não queríamos continuar executando no formato que estávamos acostumados. 

Repetir o mesmo treinamento por horas a fio sempre que precisávamos treinar novos profissionais, era muito cansativo e como a demanda do meu nicho é bem específica e muito grande, isso se tornou um desafio para a nossa empresa.

Rascunho, Idealização e Implementação do Treinamento Online

Percebi que poderia criar um modelo que me atendesse e que o nosso treinamento fosse feito totalmente de forma online, pois seria muito mais rápido esta formação.

Primeiro veio a ideia, fiz o rascunho desse projeto, passei para a conclusão e implementação. 

Implementei o modelo em uma plataforma gratuita que tinha muito menos módulos e vídeos que eu tenho hoje. Foi um projeto piloto para a validação que precisávamos.

Quando chegou a pandemia eu sentei novamente e aproveitei para reformular o meu treinamento. Feito isso, percebi que não poderia ficar mais com aquela plataforma limitada.

Como o Maestrus ajudou?

Procurei muito, muito mesmo, uma plataforma que me atendesse. Até comprei alguns programas e comecei a fazer um sistema para mim, de acordo com a necessidade da minha empresa, por exemplo, com vídeos, bloqueio de aulas, questionários, enfim, vários detalhes.

Mas percebi que era algo complexo e que eu demandaria muito tempo para isso, algo que no momento não tinha disponível, pois queria alavancar os meus treinamentos e ter resultados mais rápidos.

Voltei a minha busca. Em um dia, havia pesquisado mais de 12 plataformas, mas nenhuma se encaixava nos detalhes que precisava. Selecionei 3 dessas plataformas e fiz vários questionamentos para as pessoas que me atenderam. 

Mas confesso que a minha análise ia além de valores. Inclusive, o atendimento que recebi do time comercial do Maestrus foi muito bom. O vendedor foi muito atencioso tirando todas as minhas dúvidas, e quando tinha outras, chamava-o, e ele me atendia prontamente.

Ouvi as outras plataformas também e com o Maestrus, nós conseguimos a que era quase perfeita, pois possui todos os recursos que precisávamos.

E no desenrolar desse tempo que estamos juntos com o Maestrus, nós já aperfeiçoamos muitas coisas. É claro que houve um tempo de conhecimento da ferramenta, primeiro. 

Tínhamos um processo que estava funcionando, mas com o Maestrus, agregamos muito valor ao nosso negócio e obtivemos um resultado surpreendente. 

Na prática

Quanto tempo você consegue treinar uma pessoa utilizando a plataforma?

Numericamente falando, pois a matemática não mente, eu consigo hoje, com o formato online, formar uma pessoa de 0 a 70% daquilo que eu faço em 30 dias, anteriormente, o tempo de treinamento para formar uma pessoa era de 90 a 120 dias.

Quantas pessoas vocês já formaram dentro da plataforma?

Com esse modelo de treinamento, já formamos mais de 100 vendedores, fora os líderes, pois com a plataforma, o gerenciamento e formação desses líderes é feito posteriormente aos resultados. Os alunos concluem os cursos e fazem a parte que depende de cada um.

Recentemente abri os meus cursos a nível nacional para outros distribuidores do Brasil. 

Outro passo importante que demos, foi abranger outros formadores, treinamentos com outros profissionais do grupo. O que antes eram apenas meus cursos, se transformou em algo muito maior.

Isso foi fácil de gerir dentro da plataforma?

Foi facílimo! Eu transformei o recurso de turmas do Maestrus, em um CNPJ – Cadastrei um fornecedor por turma. 

Então para cada franquia, há um login, com a sua individualidade, pois ele formata com os seus dados de negócio.

As boas vindas para apresentação já não são mais as minhas. O franqueador criou uma apresentação de acordo com o treinamento dele. 

Já personalizou de acordo com as necessidades de cada segmento. Cada um coloca a sua particularidade sem perder o foco principal, que foi desenvolvido comigo anteriormente.

Na verdade, a cada dia que passa, nós vamos moldando a plataforma de acordo com o nosso negócio. E nossa equipe encontra total apoio com a equipe de suporte do Maestrus.

O sistema do Maestrus é muito leve, podendo ser acessado com internet 4g, e roda em qualquer celular. 

Percebemos que o manuseio da plataforma para os alunos é muito fácil, não só para eles, mas para minha equipe que ajuda a administrar a plataforma também.

Como é feito o acompanhamento do treinamento?

Anterior aos treinamentos com a plataforma, nosso fluxo de treinamento de vendedores do nosso produto, era bem árduo. Eu criava um vínculo, uma expectativa com esse novo colaborador. 

A plataforma faz uma boa parte do meu trabalho. Hoje, após o vendedor passar por esse treinamento online e ter um bom rendimento, eu invisto o meu tempo com ele. 

Com o relatório de desempenho dos alunos que a plataforma do Maestrus nos proporciona, fica mais fácil de gerenciar e validar o nosso futuro colaborador. Consigo perceber se há potencial relevante. 

Esse recurso da plataforma possibilita o acompanhamento de quanto tempo o aluno se dedicou aos estudos, pois caso ele não tenha essa capacidade, não é um bom vendedor. 

Esse é um verdadeiro filtro, pois preciso de pessoas engajadas com o perfil da minha empresa, do meu negócio. E isso foi fantástico para mim, como um divisor de águas.

E como a plataforma é muito simples de utilizar, criei uma forma muito prática de acesso imediato para os alunos. Enviamos um link para a matrícula e em seguida o aluno já tem acesso aos conteúdos, vídeos aulas, aos quiz e aos outros recursos do nosso treinamento. 

Um ponto muito positivo e bacana que a plataforma me proporcionou, foi de colocar uma porcentagem de acertos nas questões dos quizz, permitindo ou não a liberação do próximo módulo de acordo com a nota. 

Em resumo só não faz o treinamento quem não tem o interesse mesmo, pois foi tudo pensado e desenvolvido para uma excelente experiência. 

Planos para o Futuro

Os nossos treinamentos estão indo para o exterior também. Tenho um projeto piloto de um distribuidor nos Estados Unidos, e que agora está estudando através dessa plataforma. A nossa intenção é essa, ganhar o mundo.

O online não tem barreiras, não tem fronteiras. Observamos o quanto as ferramentas online cresceram neste último ano, sejam elas em diferentes segmentos. 

Ainda há um pouco de resistência ao novo, mas os resistentes são aqueles que infelizmente vão ficar para trás.

A pandemia acelerou o processo tecnológico e digital. Temos uma grande expectativa que vai melhorar ainda mais nos próximos anos.

Acho que só estamos apenas nos 30%, tem muita coisa para avançar ainda. Sei que precisamos de tempo, mas muitos processos ficarão melhor no ambiente digital.

“Mesmo sabendo que a profissão de vendedor é muito antiga, eu tenho a plena convicção que os vendedores que são formados pela nossa plataforma, pelos nossos cursos e treinamentos, estão mais capacitados para esse ambiente novo de trabalho on-line”. Marcelo Marques – 4Saúde

Se você deseja transformar o treinamento presencial da sua empresa para o formato “online”, entre em contato pelo Whatsapp com a nossa equipe e tire as suas dúvidas!

Artigos Relacionados

Cebrates: Depois de uma crise, surgiu um negócio

Cebrates: Depois de uma crise, surgiu um negócio

“Eles diziam que seria interessante ter vídeos para consultar o conteúdo das aulas”, Daniel Medeiros. Daniel Medeiros é professor de fisiologia e farmacologia na Faculdade de Medicina de Campos e na UniRedentor Itaperuna, ambas no Rio de Janeiro. No contato frequente...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato