SEO e Link Building (Construção de Link)

26 junho 20170 Comentários

Temos falado muito sobre marketing e SEO aqui em nosso blog, e em um dos nossos últimos posts falamos um pouquinho sobre como escolher um domínio apropriado para o seu site. Complementando esse post o assunto de hoje é Link Building ou, traduzindo de forma literal, “Construção de link”.

Mas o que seria o Link Building e o que tem a ver com SEO?

Como já explicamos aqui, de maneira superficial e resumida, podemos dizer que SEO é processo de fazer com que sua marca apareça mais nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

O SEO é uma importante ferramenta de marketing digital e de conteúdo, e é o que define se o seu site ficará em destaque ou não no rankeamento dos buscadores.

Depois de configurar o seu site ou blog, com as métricas e palavras-chave corretas, outra coisa que você pode utilizar para que o seu site fique bem posicionamento no ranking, é fazer com que outros sites façam referência ao seu através de links.

Ou seja, o link building consiste em fazer com que outros sites da internet forneçam links que retornem para o seu site e, também, criar links que referenciem outros sites.

É importante notar, que o Link Building não se faz apenas com quantidade de links, mas também através da qualidade dos mesmos, pois isso, além de ser extremamente relevante para os sites de busca te ranquearem melhor, também é importante para o branding da sua marca.

Duas coisas relevantes a se notar quando você cria links para outros sites para que retornem ao seu site são: 1 – se o conteúdo daquele site é relevante para a sua marca e 2 – se o blog ou site que está o seu link é relevante para você, ou em outras palavras, se ele é “grande” no seu mercado.

Quando o seu blog é referenciado por sites e blogs com o mesmo nível de importância, ou com mais importância, o seu link “ganha” mais pontos no sistema de ranking e, consequentemente, mais importância.

A qualidade do site que o seu link está hospedado, sempre será mais importante que a quantidade de links que você cria. Outra coisa muito importante para a estratégia de SEO da sua marca, é construir links entre páginas do mesmo site e possuir tanto links externos quanto internos.

Como não temos a exata dimensão de como o Link Building é usado pelos mecanismos de busca, a melhor maneira de descobrir a melhor estratégia para a sua marca é fazendo testes intensivamente, e verificar o que funciona para a sua empresa e qual das técnicas te dá mais resultado.

Apesar disso, especialistas em SEO dão algumas dicas para que você tenha links de qualidade, como:

  1. Links no topo da página tem mais peso;
  2. Links vindos de texto tem mais qualidade que links de imagens;
  3. O texto ao redor do link ter ligação com o link tem maior peso também.

Além desses dois itens, algumas outras coisas também podem ser cruciais no momento de linkar o seu site em outro site, aqui vão algumas dicas:

  • Uma das coisas que pesam bastante para que o seu link tenha valor é o contexto que o seu link está, que deve ser diretamente relacionado ao assunto que você trata em seu site;
  • Algo que também dá bastante peso ao seu link é o texto que aparece juntamente ao link, por exemplo, links com texto escrito “Clique aqui” quase não tem validade para os mecanismos de busca;
  • Tente linkar para uma URL fácil de acessar, que não faça redirecionamentos dentro do seu site;
  • Utilize URLs amigáveis, que sejam curtas, contenham palavras-chaves e, principalmente, que o leitor saiba antes mesmo de clicar, qual assunto trata.

Agora que já deu para entender um pouquinho mais sobre Link Building, a pergunta que fica é: Como fazer link Building de forma eficiente?  

Vamos dar mais algumas dicas sobre as principais técnicas para isso a seguir:

Tenha conteúdo de qualidade em seu site!

Nesse caso o que indicamos é tentar entender e trabalhar com o marketing de conteúdo, essa é a melhor maneira de criar links de qualidade para o seu site, portanto invista na criação de conteúdos relevantes para o seu público, além de criar links de qualidade, você fará com que ele permaneça mais tempo no seu domínio;

Diversifique o seu conteúdo

Hoje em dia, uma das formas mais eficazes de cativar o seu público e tornar ele fiel ao seu blog é utilizar conteúdo multimídia, como: podcasts, vídeos, infográficos, e por aí vai. Isso além de te manter relevante irá possibilitar a criação de mais links para linkar com outros conteúdos seus;

Faça Guest Posts

Conheça e faça parcerias com blogs e sites que tenham a ver com o seu tema, assim irá não só conseguir mais público, como também terá outros lugares para linkar o seu conteúdo;

Utilize redes sociais

Crie conteúdo para ser compartilhado em redes sociais, seja no seu blog ou mesmo como um Guest em outro blog, o ideal é que o seu conteúdo possa ser facilmente compartilhado nas redes sociais pelo seu público;

Atualize sempre seus posts

Atualize o conteúdo do seu blog para que sempre possa utilizar posts linkados aos seus conteúdos antigos.

O link building é uma das mais importantes ferramentas para o marketing digital, assim como a escolha correta do seu domínio, pois isso que irá definir o seu posicionamento dentro dos mecanismos de busca.

Para o mercado de EAD isso é uma ferramenta importante para alcançar seus alunos e ter mais credibilidade com eles no mundo digital. Nesse caso é importante estudar bastante sobre SEO para que o faça com propriedade e não saia no prejuízo investindo em técnicas sem resultado.

Essas foram apenas algumas dicas ou insights sobre esse assunto, que podem te ajudar a consolidar o seu EAD no mercado de cursos online, é importante ressaltar, que por se tratar de uma ciência não exata, é bom que você procure sempre ler bastante e consultar especialistas para te ajudar com o SEO do seu site.

Recomendo também a leitura desses dois textos de nosso blog:

http://blog.maestrus.com/20-sites-para-aprender-marketing-digital/

http://blog.maestrus.com/seo-para-iniciantes/ 

Por hoje é só, se você ainda não conhece nossa plataforma EAD, venha nos conhecer e continue ligado no blog!

Artigos Relacionados

Como vender cursos online

Como vender cursos online

O sonho de todo professor e produtor de conteúdo é se tornar um campeão de vendas e autoridade na sua área! Porém, por melhor que seja seu curso e por mais que você use a mais completa plataforma de cursos online, se não tiver uma estratégia de marketing adequada e se...

O poder do áudio no Marketing Digital

O poder do áudio no Marketing Digital

Existe uma razão para o poder do áudio no marketing digital estar se expandindo. As pessoas estão sem tempo, e isso está abrindo uma brecha no marketing para o poder do áudio. Podcast, palestras, uma simples gravação de áudio pode facilitar acesso ao seu conteúdo mais...

Comentários

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato