Como escolher o melhor equipamento para gravar suas aulas – Parte 2

17 julho 2017

No último post (Leia Aqui) falamos um pouco sobre câmeras e equipamentos para gravação de vídeos com qualidade, mas além de escolher uma câmera ou smartphone adequado para gravar vídeos, você precisa tomar cuidado para ter o ambiente adequado para sua gravação, captação de áudio e iluminação, por exemplo.

Para isso você precisa ter em mente que um vídeo bem feito também conta com alguns acessórios que fazem toda a diferença na hora da gravação e te ajudam a manter um padrão alto nos seus vídeos, como tripé /suporte para celular para estabilizar suas imagens, microfone, lentes acopladas, iluminação, etc.

Hoje vamos falar um pouquinho mais desses equipamentos acessórios que agregam valor ao seu vídeo e te ajudam a controlar melhor o seu ambiente de gravação e deixar seus vídeos com cara de profissional.

Ambiente

Uma das primeiras coisas a se pensar antes de gravar seu vídeo é no ambiente de gravação deles. Escolha um lugar calmo e um horário tranquilo em sua casa ou escritório para gravar seus vídeos. É importante avisar as pessoas que compartilham o mesmo espaço que você, sobre o horário da gravação dos seus vídeos, assim evitará interrupções desnecessárias no meio do seu vídeo e também possíveis ruídos e barulhos no fundo da sua gravação, acredite isso evita muitos problemas durante sua gravação, assim como otimiza o seu tempo.

Tripé

Para garantir que sua imagem não irá ficar “tremida” com uma cara amadora, é importante que deixe sua câmera ou celular numa superfície estável como uma mesa ou em cima de algum móvel, afinal, você não irá conseguir segurar de forma firme o seu aparelho por muito mais que 1 minuto e, no vídeo, é bem perceptível quando a câmera está em sua mão ou numa superfície estável, isso ajuda a deixar seu vídeo mais profissional e te dá mais credibilidade.

Para isso indicamos o uso de tripé para câmeras e celulares, não é um acessório caro e vale bastante o investimento, já que irá garantir imagens de melhor qualidade nos seus vídeos. Mas caso você não tenha dinheiro ou não queira investir nisso logo de cara, sugiro que use sempre superfícies planas, como mesas e até uma pilha de livros para apoiar a câmera, nunca tente fazer o seu vídeo segurando a câmera somente com as mãos.

Suporte Vastar

Uma alternativa para os celulares no quesito tripé, é o suporte Vastar, que pode ser usado em superfícies planas para apoiar o seu smartphone. Existem também alguns mini tripés específicos para smartphones que podem ficar em cima da sua mesa, por exemplo, mas o Vastar é bem prático e portátil para você e pode ser usado em qualquer celular.

Captação de áudio

Nada pior que um áudio com ruído ou muito baixo para estragar um vídeo, imagina o seu aluno que está acompanhando o seu conteúdo e não consegue entender direito o que disse no vídeo, simplesmente porque o áudio está ruim! Acreditem, isso acontece muito mais que você imagina.

Um áudio de má qualidade pode estragar completamente o seu vídeo, para isso recomendo usar um microfone externo, algumas opções seriam:

Microfone direcional – Rode Stereo VideoMic

O Rode é um microfone bastante popular no mundo dos vídeommakers e youtubers, principalmente por ser bem prático de usar, fácil de encontrar e ter um custo-benefício bem em conta se comparado a outros microfones.

Para utilizar o Rode Stereo VideoMic, é preciso que sua câmera tenha entrada para microfone externo, a maioria das DSLR intermediárias possuem essa entrada, assim basta conectar o microfone em sua câmera. A qualidade do som captado com esse microfone é excelente, é indicado principalmente para captação interna, mas pode ser usado externamente também.

Microfone de Lapela

Além de ser prático, o microfone de lapela é um dos mais em conta que pode se encontrar no mercado, custa entre R$ 100 e R$ 200 e é bem fácil de operar. Ideal para captar áudio de uma pessoa apenas e em ambientes fechados, mas também pode ser usado em entrevistas e conversas com mais de uma pessoa, desde que o microfone fique próximo do outro interlocutor.

O único cuidado que se deve ter ao usar o microfone de lapela é em relação a onde ele irá ficar acoplado, se utilizar apenas uma mesa com uma câmera logo a frente da pessoa filmada, o ideal é deixa-lo nessa mesa ou preso ao corpo da pessoa, tomando cuidado para que ele não fique enroscado a mesma, gerando assim ruído no áudio.

App de áudio do Smartphone

Outra opção para captação de áudio, é utilizar o aplicativo de áudio que já vem no seu smartphone, em geral são muito bons esses aplicativos, além de fáceis de usar e salvar o áudio, basta posicionar o smartphone em uma superfície plana com o microfone direcionado a pessoa que está falando e acionar a gravação de áudio. É importante que nesse momento o seu celular esteja em modo avião impossibilitado de receber ligações e fazer barulhos durante sua gravação, além disso é bom também que esteja devidamente carregado para evitar que acabe a bateria no meio do seu vídeo, te fazendo perder tempo.

Outra dica importante: nunca use o áudio da câmera do seu celular, ele não tem a mesma qualidade de do aplicativo de gravação de áudio, o ideal nessa situação é usar 1 celular para captação de vídeo e outro para o áudio, depois unir ambos em algum software que sincronize os dois.

Nos próximos textos falaremos mais sobre iluminação, cenário e tipos de lentes, espero que tenham gostado dessa série, fique ligado nos próximos posts!

Artigos Relacionados

Comentários

MAESTRUS SOLUÇÕES DIGITAIS LTDA

CNPJ: 26.510.854/0001-01

Contato